Atleta é personagem da série Far From Home do Olympic Channel

 

Victor Santos, o jovem da comunidade São Remo, de São Paulo, está prestes a dar o passo mais importante de sua curta carreira esportiva. Aos 20 anos, o atleta representará o Brasil na prova de 15km estilo livre de esqui cross county dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. A prova será realizada nesta sexta-feira (16), às 15h horário local, 4h (no horário de Brasília), no Alpensia Cross Country Centre.

O paulista conheceu o ski cross country por meio do Projeto Social Ski na Rua, em 2013. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Desde o início, o jovem mostrou muita aptidão física e técnica para a modalidade. Em 2014, foi a primeira vez treinar na América do Sul e no final do ano para a Europa.

O desenvolvimento do atleta sempre foi destacado. “Desde cedo, Victor mostrou um grande potencial”, comenta Leandro Ribela, atleta Olímpico em 2010 e 2014, e agora treinador da modalidade.

Em 2015, o atleta foi campeão pela primeira vez do Circuito Brasileiro de Rollerski, título que repetiu em 2016 e 2017, chegando ao tri-campeonato. O jovem também bateu o recorde brasileiro júnior e adulto da modalidade. Victor disputou a classificação Olímpica com outros 10 atletas que alcançaram o índice Olímpico, se classificando em janeiro de 2018, menos de 1 ponto à frente de Lucas Lima.

“No começo do ciclo tinham muitos atletas e foi afunilando. No final, ficou eu e o Lucas, e eu consegui a classificação 0,5 ponto na frente dele. Foi uma disputa saudável. Nós dois estávamos treinando juntos, o que ajudou bastante a subir o nível”, relatou Victor.

O atleta se diz preparado para sua estreia Olímpica amanhã, 16 de fevereiro, na prova de 15 km estilo livre no Alpensia Cross Country Centre.

“Estou muito concentrado e confiante no treinamento que eu consegui fazer nessa temporada. Foi muito difícil, muito sofrido ao longo da temporada, e com certeza estou preparado para amanhã”.

Sua história de evolução e superação tem despertado interesse no mundo todo. Desde que chegou em PyeongChang, o atleta teve sua trajetória contada pela BBC de londres e pela CNN.

Além disso, Victor foi o personagem principal da série Far From Home publicada no Olympic Channel. O Comitê Olímpico Internacional enviou uma equipe para registrar e contar sua história, e o resultado final é imperdível! Reserve 10 minutos do seu dia e curta essa história emocionante.

Clique abaixo para assistir ao capítulo da série Far From Home:

Apesar de jovem, o atleta parece estar focado para a prova.

“Nem dá muito tempo para ficar nervoso com a prova porque acabo pensando em outras coisas. Desde que cheguei estou passando por uma rotina de alimentação, fisioterapia, treinamento e algumas entrevistas. Consegui fazer bons treinos na pista então isso está me deixando tranquilo. Melhor ficar calmo e relaxado para controlar o nervosismo e a ansiedade”, disse o atleta. “Se eu consegui deixar tudo o que eu treinei na pista eu vou ficar feliz. O resultado é consequência do que eu fiz esses anos”, afirmou o jovem esquiador.

“Nessa semana de preparação em PyeongChang, Victor teve a oportunidade de reconhecer bem o percurso, gostou bastante da altimetria e desenho do circuito, fez alguns estímulos de velocidade, testou esquis e pode corrigir alguns pequenos detalhes no gesto técnico“, comentou Leandro.

O ski cross country é a modalidade de resistência dos Jogos Olímpicos de Inverno, onde os atletas esquiam em grandes distâncias. Na prova de 15km estilo livre, os atletas largarão com intervalos de 30 segundos entre eles. O vencedor será aquele que fizer o menor tempo de prova.

Acesse aqui o book completo dos heróis Olímpicos na Coreia.

Alguns dos feitos de Victor Santos

– Recorde Brasileiro de Sprint com 211,20 pontos FIS conquistadas em São Carlos

– Recorde Brasileiro de Distance com 140,80 pontos FIS conquistados em São Carlos

– Recorde Brasileiro em Lista de pontos de Sprint com 296,99 pontos FIS na temporada 2017/2018

– Recorde Brasileiro Lista de pontos de Distance com 155,26 pontos FIS na temporada 2017/2018

Outras informações da prova

– Recorde Brasileiro em Jogos Olímpicos, provas de Distance de Ski Cross Country 238,02 pontos FIS, conquistados nos 15 km em técnica livre em Vancouver, 2010, por Leandro Ribela.