Em uma disputa acirrada com Lucas Limas, Victor Santos, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, termina o ano marcado pela crise do Covid-19, com 3 novas marcas inéditas para o Ski Cross Country nacional em 2020.

Todos os esportes tiveram imensos desafios em 2020 pela crise do Covid-19, e no Cross Country não foi diferente. Ainda assim, os atletas brasileiros conseguiram se superar e quebraram diversos recordes ao longo do ano. Victor Santos dominou o ano terminando com 3 dos 4 recordes adultos, seguido de perto por Lucas Lima que chegou a deter 2 desses recordes ao longo do ano, em um total de 10 quebras ao longo do ano, 8 de Victor e 2 de Lucas.

Lucas terminou a temporada boreal 2019/2020, logo antes da pandemia tomar proporções nacionais, batendo o recorde brasileiro de Distance com 110,72 pontos FIS. As competições ficaram suspensas e só retornaram em Outubro dentro de um protocolo sanitário rigoroso. Na volta, Lucas bate o recorde em lista FIS de Distance com 118,68 pontos FIS.

A partir daí Victor conseguiu tomar a frente e bater todos os recordes. Na etapa de Outubro, Santos bateu o recorde nacional de Distance com 108,56 pontos FIS. Na última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski de 2020, além de se consagrar campeão da competição masculina, Victor Santos alcançou resultados expressivos na prova de Distance, com o inédito primeiro resultado masculino abaixo dos 100 pontos FIS (quanto menos pontos melhor é a marca), e nas Listas de pontos FIS que compreendem a média dos 5 melhores resultados do atleta em 12 meses.

Dada as incertezas da temporada e cancelamentos de evento, a CBDN organizou mais um evento internacional de Rollerski em Dezembro, entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, onde Victor Santos superou novamente seus limites e estabeleceu novos recordes nacionais.

O jovem atleta Olímpico bateu novamente 3 dos 4 recordes nacionais incluindo o primeiro resultado brasileiro masculino abaixo de 200 pontos em Lista de pontos FIS. Tais resultados positivos conquistados abrem novos caminhos e oportunidades para o cenário esportivo brasileiro, principalmente para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 que serão realizados em Beijing.

tabela recordes

Confira os resultados da última prova de Rollerski no Brasil em 2020