Nos dias 13 e 14 de fevereiro aconteceu a Copa Áustria Pletzer Resort, em Saalfelden (Áustria), com provas de Ski Cross Country nas categorias FIS e Júnior no masculino e feminino.

Os atletas brasileiros que participaram das provas em Saalfelden foram Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Steve Hiestand, Victor Santos e Mirlene Picin, acompanhados dos treinadores Caio Freixeda e Julen Garjon.

No dia 13 de fevereiro foram realizadas as provas FIS de Distance masculino e feminino. Manex Silva, Steve Hiestand e Victor Santos finalizaram em 20º, 33º e 44º lugar, respectivamente. Mirlene Picin finalizou na 18ª colocação no feminino.

A performance esportiva dos atletas foi marcante, tanto Manex quanto Steve alcançaram o segundo melhor resultado de suas carreiras e o melhor resultado de ambos em provas de 15km, Manex registrou 118.35 pontos FIS na prova enquanto Steve fez 153.09 pontos FIS.

No dia 14 de fevereiro foram realizadas as provas FIS e Júnior de Sprint masculino e feminino. Matheus Vasconcellos, Victor Santos e Steve Hiestand finalizaram em 15º, 25º e 27º lugar, respectivamente. No feminino, Mirlece Picin finalizou no 14º lugar. Destaque para as performances de Matheus e Victor que alcançaram também o segundo melhor resultado de suas carreiras em Sprint na Europa, 171.78 pontos FIS para Matheus e 234.65 pontos FIS para Victor.

Já na prova Júnior de Sprint, Manex Silva conquistou um ótimo resultado, alcançando a oitava colocação. Manex fez a prova em 2min19s33, com menos de 4 segundos do pódio, marcando 240.49 pontos FIS (quanto menos pontos, melhor é o resultado).

Com a pandemia de COVID-19, diversas competições foram canceladas, e assim, a competição em Saalfenden se tornou ainda mais importante na preparação da equipe brasileira de Ski Cross Country para o seu próximo compromisso da temporada, o Mundial de Ski Cross Country.

“A equipe fez parte da preparação para o Campeonato Mundial de Ski Cross Country em Obertilliach (Áustria) e viajou para Saalfelden para competir nos dias 13 e 14. A competição teve um nível alto e tivemos bons resultados. O grande destaque foi o ótimo desempenho do jovem atleta Manex Silva, e é ótimo ver toda a equipe conquistando algumas de suas melhores performances da carreira no evento”, comentou Camila Gobo, coordenadora técnica da CBDN.

A equipe brasileira está otimista para competir no Mundial, e sua participação já é histórica pelo número de atletas. “A equipe está muito motivada para a participação no Mundial de Ski Cross Country. Será a maior delegação brasileira na competição. Teremos uma equipe composta por sete atletas: três do feminino e quatro do masculino”, explica Camila.

O Mundial será realizado em Oberstdorf (Alemanha) entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março.

Fique por dentro dos mundiais de Ski Alpino e Ski Cross Country:

  • Acesse o Facebook e Instagram oficiais da CBDN e saiba mais sobre a participação dos atletas brasileiros nas competições!
  • Site oficial da FIS – www.fis-ski.com