Entre os dias 4 e 8 de julho foi realizada a Ski Week 1 no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos. O evento, que tem como objetivo apresentar o Ski Cross Country através do Rollerski para crianças e jovens, contou 5 dias de atividades com 2 horas de duração por dia.

Mais de 60 crianças e jovens, entre 7 e 18 anos, participaram da primeira Ski Week. Com uma equipe experiente e capacitada que conta liderada pelo atleta olímpico do Ski Cross Country Leandro Ribela, a Ski Week é a oportunidade perfeita para os mais jovens se iniciarem no esporte.

Equipe da Ski Week 1

Nas atividades da Ski Week foram desenvolvidas habilidades no Rollerski, uma modalidade que serve como alternativa à prática do Ski Cross Country no verão ou em lugares onde não há neve suficiente para se esquiar.

A Ski Week é parte do NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve que está sendo desenvolvido em São Carlos (SP). O projeto conta também com atividades para pessoas com deficiência.

No dia 20 de julho, a primeira Vivência Paralímpica, parte do projeto foi realizada. Pessoas com deficiência interessadas em aprender e praticar o Para Rollerski tiveram um dia de atividades e de iniciação na modalidade acompanhados por treinadores especializados. A próxima vivência acontecerá no dia 23 de julho, no Parque EcoEsportivo Damha.

Vivência Paralímpica

A Ski Week 2 tem sua data marcada entre os dias 25 e 29 de julho, também na cidade de São Carlos. As 65 vagas abertas se esgotaram em 2 semanas. Interessados podem se cadastrar para participar das próximas atividades do Núcleo de São Carlos.

Crianças participando da Ski Week

O NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve é um projeto de parceria entre CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e DEFMH – Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, financiado pela Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que visa aumentar o número de praticantes da modalidade em São Carlos e dar suporte à iniciação, desenvolvimento e treinamento da modalidade na cidade.

O projeto visa desenvolver um Núcleo de atletas Olímpicos e Paralímpicos na cidade São Carlos e complementa as atividades já realizadas pela CBDN na cidade, em especial o Circuito Brasileiro de Rollerski, no intuito de desenvolver os atletas e o esporte na neve em território nacional. O Circuito conta com provas atletas olímpicas e paralímpicas, além de provas sub-20 e infanto-juvenis (para atletas de 16 anos ou menos) e é divido em etapas. No mês de julho foi realizada a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos.