A temporada do Ski Cross Country brasileiro teve ótimos resultados, tanto no Campeonato Mundial na Alemanha quanto na Copa do Mundo na Suíça, os quais garantiram a conquista inédita de 3 vagas na modalidade para os Jogos de Inverno de 2022.

Dessa forma, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve divulgou no dia 26 de abril a lista de classificação de atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão em Beijing (China), no Ski Cross Country.

A lista apresenta resultados parciais, com os resultados da temporada 2020/21, uma vez que a corrida olímpica ainda está longe do seu fim.

Critérios de Seleção

Deve-se destacar que existem critérios do COI – Comitê Olímpico Internacional que precisam ser cumpridos para o atleta ser elegível para uma das vagas, além dos critérios estabelecidos pela CBDN que podem ser consultados no documento publicado no dia 1 de julho de 2020.

Até o final da temporada competitiva 2020/21, todos os atletas que compõem a lista CBDN atingiram o critério de elegibilidade do COI (pontuação menor ou igual a 300.00 Pontos FIS na Lista de Distance e/ou Sprint publicadas em 17 de janeiro de 2022).

A Lista CBDN seleciona dentro dos resultados de cada atleta, apenas os resultados na neve de provas no mesmo tipo de técnica das que serão disputadas nos Jogos Olímpicos, visando selecionar os atletas mais bem preparados para representar o país nessas provas, de acordo com o documento de critérios de seleção para os Jogos Olímpicos.

Atualmente, 3 atletas do feminino conquistaram pontos para a composição da Lista B (Jaqueline Mourão, Mirlene Picin e Bruna Moura) e 4 atletas do masculino conquistaram pontos para a composição da Lista B (Manex Silva, Steve Hiestand, Matheus Vasconcellos e Victor Santos).

Das 3 vagas conquistadas, uma é para o masculino e duas são para o feminino. Assim, neste momento, as duas primeiras colocadas da Lista B do feminino são Jaqueline Mourão e Mirlene Picin, enquanto o primeiro colocado da Lista B do masculino é Manex Silva.

Os atletas brasileiros ainda têm a temporada 2021/22 para conseguir pontos válidos para a Lista CBDN (até o dia 16 de janeiro de 2022).