Brasil entra no Top 30 do ranking Olímpico na última prova da Copa do Mundo da temporada e termina a classificação como o melhor país da América Latina

Nos dias 13 e 14 de março, aconteceu a etapa da Copa do Mundo de Ski Cross Country em Engadin (Suíça), que contou com a participação do Brasil.

A equipe brasileira foi formada pelas atletas Jaqueline Mourão e Bruna Moura, e pelos atletas Manex Silva, Victor Santos e Steve Hiestand.

No dia 13 de março foi realizada a prova de Mass Start. No masculino, Manex Silva e Steve Hiestand finalizaram nas 81ª e 82ª posições, respectivamente; Victor Santos não terminou a prova. No feminino, Jaqueline Mourão e Bruna Moura finalizaram nas 61ª e 62ª colocações, respectivamente.

A prova de Pursuit foi realizada no dia 14 de março. No masculino, Manex Silva e Steve Hiestand finalizaram em 80º e 81º lugar, respectivamente. No feminino, Jaqueline Mourão e Bruna Moura alcançaram o 60º e 61º lugar, respectivamente.

É a primeira vez que o Brasil tem dois atletas, no masculino e feminino, finalizando a prova de Pursuit em uma competição.

“Foi um domingo deslumbrante: completamos no mesmo dia 2 x 30km W e 2 x 50km M, no total 160 km de competição algo inédito. Nunca tivemos dois atletas no mesmo dia terminando a prova mais longa no Feminino e Masculino.”, comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN.

“Apenas 13 países tiverem dois atletas completando a prova de perseguição no feminino e no masculino, sendo o Brasil um deles.”, complementou Anders.

Resultados colocam Brasil no Top 25 no Nations Ranking e confirmam vaga olímpica

Os resultados conquistados pelas atletas Jaqueline Mourão e Bruna Moura na competição colocaram o Brasil na 25ª colocação do Nations Ranking, ranking que soma os resultados do Campeonato Mundial de Ski Cross Country com as etapas da Copa do Mundo da temporada, e define o número de vagas que cada país terá nos Jogos Olímpicos.

Com os pontos conquistados na última etapa da Copa do Mundo da temporada, o Brasil soma 393 pontos no ranking, entrando pela primeira vez no Top 30, e se coloca a frente de países como Espanha, Islândia, entre outros países com neve. Além de ser o melhor Latino Americano no ranking e o único no Top 30. No masculino, o país termina na 32ª colocação com 300 pontos, sendo também o melhor Latino Americano do ranking.

De acordo com os critérios para alocação de vagas nos Jogos Olímpicos de 2022, a serem realizados em Beijing (China), os países que ocupam as 30 primeiras colocações do nations ranking terão direito a pelos menos 1 vaga adicional nos Jogos.

Dessa forma, o Brasil fica posicionado entre os 30 melhores países do mundo no nations ranking feminino, totalizando um total de três vagas (duas vagas no feminino e uma no masculino); as duas primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de 2022 foram conquistadas durante a participação do Brasil no Mundial de Ski Cross Country na Alemanha.

Confira mais: