O Mundial de Ski Cross Country aconteceu entre os dias 24 de fevereiro e 7 de março, na cidade de Oberstdorf (Alemanha), nesta temporada. O evento contou com protocolos sanitários rigorosos a serem obedecidos pelas equipes e organizadores.

A participação do Brasil nesta edição da competição foi histórica. Com sete atletas, foi a maior delegação brasileira em um Mundial da modalidade.

Chefiada por Anders Pettersson, presidente da CBDN, a delegação foi formada pelos seguintes atletas: Jaqueline Mourão, Bruna Moura, Mirlene Picin, Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Victor Santos e Steve Hiestand, e a equipe técnica: Caio Freixeda, Julen Garjon e Emil Bormetti.

Brasil garante vagas olímpicas no Mundial de Ski Cross Country

Após os resultados abaixo dos 300 pontos FIS (quantos menos pontos, melhor é o resultado) conquistados nas primeiras provas do Mundial, o Brasil garantiu duas vagas, uma no masculino e uma no feminino, para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Beijing (China) em 2022.

Nas provas qualificatórias, realizadas no dia 24 de fevereiro, quatro atletas do Brasil conquistaram resultados abaixo dos 300 pontos FIS (quantos menos pontos melhor), marca relevante para a classificação olímpica.

No feminino, o grande destaque foi a grande atuação de Jaqueline Mourão. Com o tempo de 12min56s4, a atleta finalizou a prova em 4º lugar e garantiu 199.41 pontos FIS, e também sua classificação para as provas individuais do Mundial.

No masculino, o grande destaque foi Manex Silva. O jovem atleta terminou a prova apenas 0,1s (1 décimo de segundo) da classificação para as provas individuais, concedido a atletas no Top 10 da prova classificatória. Com o tempo de 26min23s9, terminou na 11º colocação com 157.05 pontos FIS, recorde brasileiro em Campeonatos Mundiais.

Steve Hiestand e Matheus Vasconcellos também realizaram uma boa prova, finalizando na 19ª e 29ª colocação, e conquistando 175.14 e 201.92 pontos FIS, respectivamente, colocando o Brasil com 2 atletas no Top 20 da competição que contou com 86 atletas.

Na provas de Sprint Clássico, realizadas no dia 25 de fevereiro, Manex Silva fez novamente uma ótima prova, alcançando o tempo de 3min35s19 e conquistando 233.96 pontos FIS. O atleta também foi o melhor sul-americano da prova no masculino.

Esses resultados nos primeiros dias da competição foram muito valiosos, garantindo ao país duas vagas olímpicas na modalidade.

Equipe brasileira conquista resultados inéditos no Mundial

Além da conquistas das vagas olímpicas, a equipe brasileira também conquistou resultados inéditos para o país na modalidade no Mundial.

Jaqueline Mourão participou da prova de Skiathlon, no dia 27 de fevereiro. Com o tempo de 48min50s7, a atleta conquistou 371.96 pontos FIS (quanto menos pontos melhor é o resultado) e a 55ª colocação.

O resultado é inédito, uma vez que é a primeira vez que o Brasil finaliza a prova de Skiathlon em Campeonatos Mundiais da modalidade, que é considerada uma das provas mais complexas da modalidade por obrigar aos atletas a competir nas duas técnicas, livre e clássico, na mesma pista e na mesma prova.

Já no dia 28 de fevereiro, o Brasil participou das provas de Team Sprint com duplas formadas no masculino e feminino.

No masculino, a dupla formada por Manex Silva e Victor Santos conquistou a 33ª colocação com o tempo de 16min29s33. No feminino, a dupla formada por Jaqueline Mourão e Bruna Moura conquistou o 24º lugar com o tempo de 19min25s01.

Ambos resultados são inéditos para o Brasil, pois é a primeira vez que o país finaliza a prova de Team Sprint em Campeonatos Mundiais.

“Estou muito feliz com minha performance, posso confirmar que estou realmente em uma ótima fase e feliz por fazer história para o nosso país, pois é a primeira vez que temos a participação brasileira no Team Sprint”, comentou Jaqueline.

Jaqueline Mourão também elogiou a evolução da equipe e enfatizou o orgulho de representar o país. “Estou muito feliz de ver a equipe muito mais evoluída, está cada ano melhor, e conseguimos bater recordes. É um outro sentimento quando você consegue representar o seu país, orgulho muito grande, fizemos uma ótima prova e dei tudo o que eu tinha”, adicionou.

O Brasil ainda fez sua estreia no revezamento masculino no dia 05/03, com Manex Silva, Steve Hiestand, Matheus Vasconcellos e Victor Santos, mostrando que o país está evoluindo consideravelmente na modalidade, e conta atualmente com um diversos atletas competindo em alto nível.

Jaqueline Mourão fechou a histórica participação do Brasil competindo na prova de 30 km mass start no dia 06/03, ficando na 48ª colocação.

Recordes e grandes números do Brasil no Mundial

A equipe brasileira terminou o Mundial com duas vagas Olímpicas conquistadas, além de acumular recordes e números históricos para o Brasil em Campeonatos Mundiais de Ski Cross Country, confira a seguir

  1. Recorde de starts e número de provas: No Mundial de 2021, a equipe brasileira mais que dobrou o recorde de número de starts em uma mesma edição do evento, de 11 na edição de 2011, para 25 starts em 2021. Essa foi também a edição em que a equipe brasileira participou do maior número de provas, foram 10 provas diferentes com a participação de pelo menos 1 atleta brasileiro.
  2. Os melhores da América do Sul: Jaqueline Mourão e Manex Silva foram os melhores Sul-americanos de todas as provas que participaram, ficando à frente de atletas de outros 7 países do continente: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
  3. 3 dos 4 melhores resultados masculinos de Distance da história: Manex Silva quebrou o recorde brasileiro masculino de pontos FIS com 157,05 pontos FIS em provas de Distance de Campeonatos Mundiais. Steve Hiestand conquistou a segunda melhor pontuação em Mundiais, com 175,14 pontos FIS, enquanto que Matheus Vasconcellos conquistou a quarta melhor pontuação, com 201,92 pontos FIS.
  4. Segundo melhor resultado masculino no Sprint: Manex Silva, grande destaque brasileiro no masculino na competição, também conquistou a segunda melhor pontuação brasileira em prova de Sprint em Mundiais, com 233,96 pontos FIS.
  5. Primeira vez na história: Foi a primeira vez que um atleta brasileiro termina a prova de Skiathlon, com Jaqueline Mourão alcançando a 55ª colocação e conquistando 371,96 pontos FIS.
  6. Primeira vez na história – parte 2: E foi a primeira vez que o Brasil compete em provas de Team Sprint, com a equipe feminina, que conquistou a 24ª colocação (Jaqueline/Bruna), e a equipe masculina, que conquistou a 33ª colocação (Manex/Victor).
  7. Primeira vez na história – parte 3: E foi a primeira vez na história que o Brasil competiu no Revezamento masculino, onde 4 atletas competem 10 km cada, equipe formada por Manex Silva, Steve Hiestand, Matheus Vasconcellos e Victor Santos.