Entre os dias 06 e 12 de outubro, Caio Freixeda participou de um curso de treinadores da IBU – International Biathlon Union em Östersund, na Suécia. Este foi o segundo módulo presencial do nível 1 de curso de treinadores da entidade. Em maio, o treinador da CBDN esteve na Áustria para a realização do primeiro módulo.

“Os módulos presenciais do curso de treinadores da IBU permitem uma importante troca de experiências com os outros países e treinadores.” comentou o treinador sobre seu período na Suécia.

Ele ainda ressalta a importância da escolha da sede para este segundo módulo.

“Östersund é um local perfeito e boa parte dos educadores e treinadores da federação sueca colaboraram com o módulo, trazendo importantes conhecimentos e perspectivas.” completa Caio Freixeda sobre sua participação no curso da IBU.

O treinador completou o Módulo 2 do curso presencial da federação como parte do processo de desenvolvimento da modalidade no Brasil, visando principalmente o próximo ciclo olímpico.

Você conhece o Biathlon?

história do biathlon

O Biathlon de Inverno é a combinação do Ski Cross Country com o Tiro Esportivo. Neste esporte, o atleta atira em alvos a 50m de distância em duas posições: deitado e em pé. Na posição deitada, o alvo tem 4,5cm de diâmetro e, na de pé, 11,5 cm.

Em uma prova, o atleta para de 2 a 4 vezes para atirar, realizando 5 disparos em cada parada. Para cada tiro errado, o competidor é penalizado com voltas adicionais de esqui ou adição de tempo no seu resultado final.

As provas variam entre 10Km e 20Km para os homens e 7,5Km e 15Km para as mulheres e apresentam os seguintes formatos: Sprint, Individual, Perseguição, Mass Start e Revezamento.

No início de 2004, a CBDN foi oficialmente reconhecida pela IBU (International Biathlon Union) e passou então a ser responsável pelo desenvolvimento do Biathlon de Inverno no Brasil. Em 2006, veio a primeira participação em uma prova internacional oficial de Biathlon, com os atletas Leandro Ribela e Buck Kelmerson, em Obertilliach (Áustria). Além disso, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, o Brasil teve sua primeira representação da história do evento na modalidade, com Jaqueline Mourão competindo nas provas de Sprint e Individual.

Na última temporada de neve, o Brasil contou com vários participantes em provas internacionais da modalidade como no Open Europeu de Biathlon, e diversas etapas de IBU Cup e IBU Junior Cup.

Leia também:

CBDN participa da COB Expo

Leandro Ribela participa de reuniões técnicas na FIS