O Brasil teve uma participação histórica no Troféu Pinocchio de Ski Alpino, campeonato realizado na Itália para atletas com menos de 16 anos. O evento começou no dia 30 de março e se estendeu até o dia 1° de abril.
Carlotta Fagnani, Emily Magnani e Leopoldo Fagnani foram os representantes brasileiros em solo italiano.
Provas do dia 31/03
Com a cerimônia de abertura sendo realizada no dia 30, as provas se iniciaram na sexta-feira (31). Neste primeiro dia, foram realizadas as provas de Slalom sub-14.
Slalom sub-14
No masculino, Leopoldo Fagnani foi o 18° colocado, com um tempo de 1min28s92 somando suas duas descidas. A prova foi vencida pelo italiano Leonardo D’Inca, com Milush Panchev (BUL) em segundo e Franz Weber (ALE) em terceiro.
No feminino, Emily Magnani ficou na 15ª posição, com um tempo total de 1min35s57. Carlotta Fagnani acabou não completando a primeira descida. Anna Machytkova, da Chéquia, ficou em primeiro, Giada D’Antonio (ITA) em segundo e Lina Sostarko (ESL) em terceiro.
“A corrida hoje foi muito boa. Não teve muita neve, mas o pouco que tinha estava firme. É uma oportunidade fantástica participar dessas competições internacionais principalmente agora que temos mais atletas e encontrá-los sempre torna tudo mais divertido. Eu ainda estou me recuperando de uma lesão, mas estou muito feliz com meu resultado de hoje.” disse Emily Magnani após a prova de Slalom.
Provas do dia 01/04
Fechando a participação do Brasil no Troféu Pinocchio, os três atletas brasileiros competiram na prova de Giant Slalom sub-14.
Giant Slalom sub-14
Na prova masculina, Leopoldo Fagnani fez um descida sensacional em 1min04s39 e terminou na 6ª colocação. O pódio foi todo italiano, com Leonardo D’Inca em primeiro, Andrea Chelleris em segundo e Riccardo Pollini em terceiro.
“Esse é o melhor resultado, em termos de posição, da história do país no Troféu Pinocchio, que é um dos mais tradicionais e importantes torneios internacionais de Ski Alpino para as categorias de base. Um feito incrível do Leopoldo”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
“Representar o Brasil é muito positivo para mim e me ajuda a compreender o nível internacional dos esquiadores. Apesar da condição metereológica não muito boa (muito calor), a organização conseguiu uma neve boa para competirmos. É um orgulho representar o Brasil no esqui e agradeço à CBDN que está nos apoiando.” disse Leopoldo Fagnani.
No feminino, Carlotta Fagnani e Emily Magnani tiveram um bom desempenho, ficando próximas na classificação geral.
Carlotta Fagnani terminou a prova em 1min08s58, ficando na 17ª colocação. Enquanto isso, Emily Magnani foi a 18ª colocada com um tempo de 1min09s42.
A prova foi vencida pela italiana Giada D’Antonio. Anna Machytkova (CZE) ficou na segunda posição e Ludovica Vottero (ITA) fechou o pódio na terceira colocação.
“É sempre uma honra representar o Brasil em uma competição de esqui internacional e encontrar outros atletas brasileiros. Semana que vem temos outra FIS Children na França que fechará as nossas competições pelo Brasil esse ano.” comentou Carlotta Fagnani.
Após conquistarem o melhor resultado do Brasil no Troféu Pinocchio, os atletas brasileiros irão competir em Val d’Isere, na França, em mais uma competição FIS Children. As provas serão realizadas entre os dias 06 e 07 de abril.
Leia também: