Nesta terça-feira (28), Bruna Moura e Jaqueline Mourão representaram o Brasil na prova de 10km no Mundial de Ski Cross Country. Jaqueline Mourão foi a melhor sul-americana da prova, enquanto Bruna Moura pontuou abaixo dos 300 pontos FIS, o atual índice Olímpico.

10km – feminino

As brasileiras já haviam participado da prova classificatória no último dia 23 e do Team Sprint no dia 26.

Jaqueline Mourão terminou a prova em 29min12s8, ficando na 63ª colocação. Com este resultado, ela foi a melhor sul-americana do evento e conquistou 186.94 pontos FIS (quanto menos, melhor). Este foi o segundo melhor resultado do Brasil em Mundiais (sem contar provas classificatórias), ficando atrás do resultado da própria Jaqueline Mourão em Val di Fiemme em 2013 (163.90 pontos FIS).

Bruna Moura foi a 76ª colocada, terminando a prova em 32min33s4 e conquistando 299.89 pontos FIS.

A prova foi vencida pela norte-americana Jessie Diggins, com um tempo de 23min40s8. Frida Karlsson e Ebba Andersson (ambas da Suécia) completaram o pódio na segunda e terceira colocação respectivamente.

“Eu estou extremamente feliz e grata pelas quatro provas tão incríveis que eu realizei aqui depois de um ano cheio de desafios e fechando com esse resultado nos 10km hoje! Terminar a prova já teria sido uma vitória, nem mesmo esperávamos que eu me classificaria para essa prova. Terminar dentro do índice Olímpico foi fantástico! Com tudo o que aconteceu, eu só pude começar a treinar de verdade há três meses e, já conseguir meu lugar na disputa com as melhores do mundo e terminar com boa pontuação… Eu estou muito orgulhosa disso e muito grata a minha treinadora, minha família e amigos e todos ao meu redor que me ajudaram!” comentou Bruna Moura.

“Eu e a Jaque temos muito o que comemorar hoje porque ela também fez um resultado incrível com um tempo de prova impressionante. Acredito que estamos saindo desse Mundial com um saldo positivo para o Brasil e que conseguimos colocar nosso país em destaque nesse evento de gigantes.” completou a atleta.

Confira o resultado completo

Com a final dos 10km, as atletas do Brasil encerraram sua participação no Mundial de Ski Cross Country 2023.

Manex Silva fecha oficialmente a participação brasileira em Planica na prova final de 15km Individual masculino na próxima quarta (01) às 8:30, com transmissão do Star+.

Leia também:

Brasil participa do Team Sprint no Mundial de Cross Country

Veja como foi o Campeonato Brasileiro FIS de Ski Alpino 2023