Na temporada 2022/2023, jovens atletas brasileiros participaram de dois training camps de Biathlon que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da IBU – União Internacional de Biathlon. A entidade promoveu este projeto com o objetivo de tornar o Brasil uma nação referência do Biathlon na América do Sul.

“A parceria da CBDN com a IBU possibilitou a realização de dois períodos de treinamentos na neve para 5 atletas da equipe júnior e 4 atletas da equipe sub 18 com foco no desenvolvimento deles no biathlon de inverno.” explica o Caio Freixeda, um dos treinadores envolvidos no projeto.

O primeiro training camp foi realizado em Livigno, na Itália, entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro. Neste camp, 5 atletas brasileiros estiveram presentes: Brayan Henrique, Claudio Gustavo Oliveira, Eduarda Ribera, Guilherme Willian e Thiago Silva.

“Este primeiro camp contemplou os atletas com idade júnior: Brayan Henrique Rodrigues, Claudio Gustavo da Silva Oliveira, Guilherme Willian Pereira Santos, Thiago Conceição Silva e Eduarda Westemaier Ribera, que estiveram baseados em Livigno (Itália) para treinamentos envolvendo Ski Skating, Ski Clássico, tiro a seco e sessões de força, supervisionados pelos treinadores Caio Freixeda e Matheus de Santana Vasconcellos. Após duas semanas na Itália, a equipe ainda além dos treinamentos, participou de duas etapas do circuito IBU Cup Junior, realizadas em Martell (Itália) e Obertilliach (Austria), sendo a estreia em competições de Biathlon para 3 deles.” disse Caio Freixeda sobre o primeiro período de treinos na Europa.

Já o segundo camp contou com a participação de outros 4 jovens atletas: Gabriel Santos, Ian Silva, Julia Reis e Mariana Silva. Este camp foi realizado em Obertilliach, na Áustria, entre os dias 30 de janeiro e 18 de fevereiro.

“O camp teve como foco o desenvolvimento de atletas jovens que estão dentro da faixa etária dos Jogos Olímpicos da Juventude 2024. Atividades como Ski Skating, Ski Clássico, Biathlon de inverno, tiro a seco, sessões de corrida com bastão foram realizadas. Com uma estrutura incrível, foi possível prestigiar uma das etapas da Copa do Mundo com os melhores atletas da modalidade, período de grande importância para o desenvolvimento e adaptação dos atletas na neve.” comenta Fabio Westemaier Ribera, treinador envolvido no segundo training camp.

“Fico muito feliz em ver a evolução surpreendente do grupo em um curto período de treinamento na neve. Esta é a primeira vez dos atletas na modalidade Biathlon e já se adaptaram super bem. O grupo colaborou muito para que essa experiência fosse perfeita. Todos souberam conviver em grupo e trabalhar em equipe. Grato por todo suporte CBDN e IBU.” completa Fabio.

Projeto Desenvolvimento IBU

Caio Freixeda e Matheus Vasconcellos acompanharam os dois training camps na função de treinadores. No segundo training camp, o treinador Fabio Ribera também esteve responsável pelas sessões de treinamento dos jovens atletas.

Os principais objetivos técnicos dos training camps do Projeto de Desenvolvimento da IBU foram:

  • Oferecer training camps de alta qualidade para novos e jovens atletas de Biathlon;
  • Aumentar e desenvolver as habilidades de esquiar e atirar desses jovens atletas.

Projeto Desenvolvimento IBU

“Momentos como esse são fundamentais para o desenvolvimento técnico dos atletas, a partir da utilização de estruturas com condições ideais para os treinamentos de ski e tiro, além da possibilidade de compartilhar essas estruturas nos treinos e competições com alguns dos atletas mais fortes do mundo na modalidade. Dessa forma, esses períodos na neve fazem parte da sequencia de etapas a serem cumpridas pelos atletas dentro da progressão traçada, somando os treinamentos de rollerski e tiro com a carabina a laser realizados no Brasil, com os treinos de ski e tiro com a carabina de fogo realizados na Europa.” comenta Caio Freixeda.

“O suporte da IBU é chave para que nações com menos tradição na modalidade, como é o caso do Brasil, possam encontrar caminhos para o desenvolvimento a médio e longo prazo.” completa o treinador.

Leia também:

Brasil conquista duas medalhas em provas classificatórias do Mundial

Slalom encerra a participação do Brasil no Mundial de Ski Alpino 2023