Entre os dias 3 e 4 de fevereiro, o Brasil teve dois representantes competindo na etapa de Copa do Mundo de Ski Cross Country realizada em Toblach, na Itália. Eduarda Ribera e Victor Santos competiram em solo italiano.

Sprint feminino

Abrindo a participação brasileira na Copa do Mundo em Toblach, Eduarda Ribera disputou a prova de Sprint feminino.

A brasileira terminou a classificatória em 3min43s20 e na 55ª colocação, ficando com 401.34 pontos FIS e não avançando para as fases finais.

“Foi uma experiência muito boa, cada dia me sinto melhor. Espero melhorar e evoluir com cada prova.”, disse a atleta.

A prova final foi vencida pela sueca Jonna Sundling, com sua compatriota Maja Dahlqvist em segundo e Jessie Diggins (EUA) ficou em terceiro.

Confira o resultado completo

Sprint masculino

Na prova de Sprint masculino, Victor Santos foi o 68º colocado na classificação com um tempo de 3min5s31, não avançando para as fases seguintes. Este resultado lhe rendeu 290.93 pontos FIS.

A final foi vencida pelo norueguês Johannes Hoesflot Klaebo. Haavard Solaas Taugboel, também da Noruega e Federico Pellegrino, da Itália, fecharam o pódio.

Confira o resultado completo

Copa do Mundo Toblach

Distance masculino

Fechando a participação brasileira em Toblach, Victor Santos participou da prova masculina de Distance. O brasileiro terminou na 80ª posição com um tempo de 26min52s1, conquistando 234.72 pontos FIS.

O pódio da prova foi completamente norueguês, com Paal Golberg em primeiro, Simen Hegstad Krueger em segundo e Johannes Hoesflot Klaebo na terceira colocação.

Confira o resultado completo

Copa do Mundo Toblach

“Foi uma ótima experiência! Mesmo vindo de uma sequência de provas, consegui aplicar tudo a treinei nesses últimos meses. Agora o trabalho é seguir treinando com foco no Mundial.” disse Victor Santos.

A próxima parada dos altetas brasileiros do Ski Cross Country é em Planica, na Eslovênia, para a disputa do Mundial da modalidade. O evento se inicia em 22 de fevereiro e vai até o dia 5 de março.

Além de Eduarda Ribera e Victor Santos, Bruna Moura, Claudio Gustavo Oliveira, Jaqueline Mourão, Manex Silva e Mirlene Picin também competirão na Eslovênia.

Leia também:

Veja como foi a Brazil Challenge Week 2023!

Sebastian Bowler fica no top 30 na etapa de Mammoth da Copa do Mundo