Manex Silva quebra o recorde brasileiro e Brasil vence 3 das 4 provas disputadas no segundo dia de provas do Campeonato Sulamericano de Rollerski 2021

No segundo e último dia do Campeonato Sulamericano de Rollerski 2021, foram disputadas as provas de Distance na categoria adulto e júnior.

A competição havia começado com grandes disputas pelo pódio entre os melhores atletas do Ski Cross Country e do Rollerski na América do Sul. O segundo dia não foi diferente, disputas intensas marcaram as provas e o Brasil venceu 3 das 4 provas realizadas, incluindo a vitória de Manex Silva nos 11 km da categoria adulta, que rendeu ao jovem atleta o novo recorde brasileiro masculino de Ski Cross Country.

Distance Masculino

Na categoria adulta do masculino, Manex Silva garantiu seu favoritismo após grandes atuações em suas últimas competições no Rollerski e conquistou o primeiro lugar e quebrou novamente o recorde nacional. 

Com o tempo de 27min37s3, Manex Silva conquistou 82.91 pontos FIS (quanto menos pontos melhor é o resultado), superando seu próprio recorde de 90.80 pontos FIS.

“A competição de hoje foi boa, eu acho que eu dei tudo que eu tinha para dar e o resultado acompanhou. É bom disputar essas corridas com gente de fora como os chilenos Yonathan Fernandez e Sebastian Endrestad, e mais ainda, poder  levar a vitória. Como eu sempre digo, eu não estou focado nos recordes e nos pontos, o meu objetivo é continuar melhorando e acho que esse tipo de corrida demonstra que vamos pelo caminho correto. Estou feliz e com vontade das próximas competições.” comenta o jovem atleta Manex Silva.

O pódio foi completado pelos chilenos Sebastian Dorich Endrestad e Yonathan Fernandez que finalizaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.

Na categoria júnior, o pódio masculino foi inteiramente brasileiro. Guilherme Pereira Santos conquistou o primeiro lugar, apenas 1 segundo à frente de Brayan Henrique, que finalizou em segundo. Anderson dos Santos finalizou na terceira colocação.

Distance Feminino

Na categoria adulta do feminino, Bruna Moura fez uma excelente prova e conquistou mais uma vez a primeira colocação no Distance. A argentina Maria Cecilia Dominguez e a brasileira Eduarda Ribera finalizaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Já na categoria júnior, a chilena Millaray Sandoval conquistou a primeira colocação. A brasileira Mayara Silva e a chilena Constanza Casanova finalizaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

“As provas femininas do Campeonato Sulamericano foram muito competitivas. Foi ótimo ver a disputa de atletas já consolidadas como Bruna Moura e a argentina Maria Cecilia Dominguez com a jovem Eduarda Ribera. Na categoria junior, Mayara fez uma grande prova hoje e conquistou a medalha de prata, depois de um quarto lugar no sprint.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

O Campeonato Sulamericano se encerra hoje, mas a maioria dos atletas segue no Brasil para competir na terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski nos dias 22 e 23 de Outubro.

“O Sulamericano foi um evento muito positivo para todos os envolvidos, demonstrando a evolução do Cross Country no continente, foram 40 atletas de 6 países disputando 8 provas com um desempenho esportivo muito alto em todas as categorias, mostrando que atrás de atletas consolidados já aparecem jovens atletas com muito potencial” conclui Pedro.

Campeonato Brasileiro de Para Cross Country

A prova de distância de hoje também marcou o fim do Campeonato Brasileiro de Para Cross Country de 2021, com disputas eletrizantes. Os atletas competiram por um percurso de 10 km para os homens e 8 km para as mulheres.

No standing masculino Wellington Da Silva e Isaquias Quirino da Silva sagraram-se campeões também no distance. No Sitting feminino Aline Rocha venceu novamente com a jovem Elena Regina Souza na segunda colocação.

Já no sitting masculino, a disputa foi novamente muito acirrada com a medalha de ouro para Cristian Ribera, a prata para Robelson Moreira Lula e o bronze para Wesley Vinicius dos Santos.

 

Confira aqui os resultados completos das provas de hoje

Neste fim de semana acontecerá a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, confira o cronograma:

  • 22/10/2021 – 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski prólogo masculino e feminino
  • 23/10/2021 – 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski perseguição masculino e feminino