Com a presença de mais de 50 atletas de 6 países, campeonato promete grandes disputas entre os melhores da América do Sul

As pistas do Parque Eco-Esportivo Damha, em São Carlos, recebem nesta semana o Campeonato Sulamericano de Rollerski 2021 e a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro da modalidade. A edição da competição neste ano conta com a participação de mais de 50 atletas de 6 países diferentes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Taipei e Venezuela. O Sulamericano é disputado pela primeira vez no Brasil e inclui provas nas categorias adulto e júnior.

O evento apresenta também o Campeonato Brasileiro de Para Rollerski, disputado nas categorias sitting, standing e visual impaired para homens e mulheres.

Tanto o Sulamericano quanto o Brasileiro de Rollerski contam com provas de Sprint e Distance.

Nesta terça-feira, dia 19 de outubro, foram realizadas as provas de Sprint, em técnica Livre, Masculino e Feminino, nas categorias adulto, júnior e paralímpico que já presenciaram grandes disputas entre os melhores atletas do Ski Cross Country e do Rollerski na América do Sul.

Como foram as provas

No masculino, a disputa entre Brasil e Chile ocorreu desde as qualificatórias até a final da prova. O chileno Sebastian Dorich Endrestad levou a melhor, conquistando a primeira colocação e superando os brasileiros Manex Silva e Victor Santos, segundo e terceiro lugares respectivamente.

No masculino junior, Wilbert Rodrigues foi o grande vencedor e conquistou o primeiro lugar. O pódio foi completado por Thiago Silva e Claudio Gustavo Oliveira.

No feminino, a jovem atleta brasileira Eduarda Ribera, de 16 anos, surpreendeu atletas mais experientes na final e conquistou o primeiro lugar. A argentina Maria Cecilia Dominguez e a brasileira Bruna Moura terminaram, respectivamente, no segundo e terceiro lugar.

“Foi muito bom receber diversos países aqui no Parque Eco Esportivo Damha. As disputas do Sulamericano tanto adulto, quanto júnior, foram de altíssimo nível, mostrando que todo o continente está evoluindo consideravelmente na modalidade”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Brasileiro de Para Rollerski

No Campeonato Brasileiro de Para Rollerski destaque para intensa disputa na categoria Sitting masculino, onde Cristian Ribera sagrou-se campeão seguido de Robelson Moreira Lula e Wesley Vinícius dos Santos.

No feminino, Aline Rocha confirmou sua ótima forma e garantiu o título. Sagraram-se campeões de Sprint também: Wellington da Silva na categoria Standing masculino, Isaquias Quirino da Silva na categoria Visual Impaired masculino e Cassia dos Santos na categoria Visual Impaired feminino.

“A prova ficou marcada por sua competitividade e ampla participação com disputas em 5 categorias diferentes. Os principais atletas se mantiveram muito focados em training camp na cidade de São Carlos com todo suporte da equipe multidisciplinar, o que tem demonstrado seu impacto positivo na performance dos atletas.” comenta Gustavo Haidar, Supervisor Técnico da CBDN.

Confira aqui os resultados completos das provas de hoje

As datas das próximas provas do Campeonato Sulamericano de Rollerski são as seguintes:

  • 20/10/2021 – Provas de Distance do Campeonato Sulamericano adulto e júnior, e Campeonato Brasileiro de Para Rollerski
  • 22/10/2021 – 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski prólogo masculino e feminino
  • 23/10/2021 – 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski perseguição masculino e feminino