Entre os dias 31 de agosto e 08 de setembro, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou a edição 2023 do Campeonato Brasileiro Open de Ski Alpino e Snowboard em Corralco, no Chile. Ao todo, mais de 60 brasileiros competiram em diferentes provas e categorias das duas modalidades.

Os primeiros dias foram reservados para as Clínicas de Ski e Snowboard no Brasileiro Open 2023, com as competições começando efetivamente no dia 04 de setembro.

“O Brasileiro Open é um evento fundamental no fomento e desenvolvimento dos esportes de neve no Brasil, em especial do Ski Alpino e Snowboard. Esse ano mais de 60 brasileiros de todas as idades vieram competir. Por ser um esporte praticado em família, a estratégia da CBDN é de oferecer provas para todas as idades, assim, os pais trazem os filhos e filhas, e essa experiência em conjunto fortalece muito os laços das pessoas com o esporte”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

“Corralco é hoje a casa do Brasil na América do Sul, o resort prove todo o apoio necessário para organizarmos ótimas provas para os atletas. Esse apoio foi fundamental para conseguirmos fazer boas provas e vermos performances muito promissoras como a da Giulia Blanck, do Leo Gaz, do Joshua Mackenzie, do Lucas Misrahi, entre diversos outros”, complementa Pedro.

04/09

No primeiro dia de competição, foram realizadas as provas de Ski Cross e Snowboard Cross em diferentes categorias.

Ski Cross

Na categoria Mirim feminino, Giulia Schulze foi a vencedora da prova. A prova Infantil masculina foi vencida por Leo Bernasconi e, ainda entre os mais jovens, Nina Schuler venceu a prova Juvenil feminina.

Na categoria Master C masculina, Silvano Bernasconi foi o grande vencedor, com João Cumerlato em segundo, e Rubens Shibuya fechando o pódio na terceira posição.

Já a categoria Master B masculina foi vencida por Newton Monteiro. Mirko Hlebanja ficou na segunda colocação da prova.

A categoria Master A/B masculina teve Evandro Negrão de Lima Junior como vencedor. Guilhermo Pousada ficou na segunda posição e Leonardo Dyck fechou o pódio em terceiro.

Thiago Siervo foi o vencedor da categoria Master A masculina.

No Master A feminino, Vanessa Shibuya venceu a prova. Além disso, Grazielle Lorenzini ficou em segundo e Lenita Mocambite em terceiro.

Na categoria Aspirante feminina, Lara Bernasconi foi a grande vencedora da prova, com Helena Monteiro em segundo.

Entre os Aspirantes masculinos, Joshua Mackenzie venceu a prova. Leo Gaz foi o segundo e Enrico Hlebanja ficou em terceiro.

Na categoria Expert Masculino, Sergio Schuler foi o vencedor da prova de Ski Cross.

Veja os resultados completos

Snowboard Cross

No SBX, Lucas Misrahi foi o vencedor da prova na categoria Infantil. Entre os mais experientes, José Leone inaugurou e venceu a categoria Master D.

Na categoria Master C, Leonardo Alvares foi o vencedor da prova, com Ricardo Garay em segundo.

A prova Master B foi vencida por Claudio Rauen. Rogerio Buzatto ficou com a segunda colocação e Renato Mascheretti ficou em terceiro.

Ainda na categoria Master masculina, foram realizadas as provas das categorias Master A/B e A.

No Master A/B, Alexandre Ariki ficou com o primeiro lugar, enquanto Andre Misrahi foi o segundo colocado e Gustavo Moraes fechou o pódio na terceira colocação.

Entre as mulheres, Maria Canterini venceu a prova Master A/B.

A prova Master A foi vencida por Pedro Caetano, com Bruno Maia em segundo e Felipe Restum na terceira posição.

Entre os Aspirantes, Livia Schuler venceu a prova feminina. Felipe Camargo venceu a prova masculina, com Tiago Camargo em segundo e Felipe Castello Branco no terceiro lugar.

Brasileiro Open 2023

Veja os resultados completos

06/09

Em seguida, foram realizadas as provas de Giant Slalom, tanto no Ski Alpino como no Snowboard.

Giant Slalom (Ski Alpino)

Entre os mais jovens, Giulia Schulze foi a vencedora da prova Mirim feminina, Leo Bernasconi venceu a prova Infantil masculina e Nina Schuler venceu a prova Juvenil feminina.

Por outro lado, entre os homens mais experientes, os vencedores foram: Ronaldo Alvares (Master D), Silvano Bernasconi (Master C), Newton Monteiro (Master B), Evandro Negrão de Lima Junior (Master A/B) e Bruno Maia (Master A).

Já entre as mulheres da categoria Master, as vencedoras foram: Karina Blanck (Master A/B) e Vanessa Shibuya (Master A).

Na prova Aspirante masculino, Joshua Mackenzie foi o primeiro lugar, Leo Gaz ficou em segundo e Enrico Hlebanja em terceiro.

Entre as Aspirantes femininas, Ana Lucia Shibuya venceu a prova. Lara Bernasconi ficou em segundo e Helena Monteiro em terceiro.

Na categoria Expert masculino, Sergio Schuler foi o vencedor da prova de Ski Cross.

Veja os resultados completos

Giant Slalom (Snowboard)

Lucas Misrahi foi o vencedor da prova Infantil de Giant Slalom no Snowboard.

Maria Canterini venceu a prova feminina na categoria Master A/B.

Entre os Master masculinos, os vencedores foram: José Leone (Master D), Leonardo Alvares (Master C), Andre Famá (Master B), Gustavo Moraes (Master A/B) e Pedro Caetano (Master A).

Livia Schuler ficou com a vitória na categoria Aspirante feminina. No masculino, Tiago Camargo ficou em primeiro, Felipe Castello Branco em segundo e Felipe Camargo fechou o pódio na terceira posição.

Veja os resultados completos

08/09

Encerrando o Brasileiro Open 2023, foram realizadas das provas de Super G no Ski Alpino e Air Contest no Snowboard.

Super G (Ski Alpino)

Entre os mais jovens, os vencedores das provas de Super G foram: Giulia Schulze (Mirim feminino), Leo Bernasconi (Infantil masculino) e Nina Schuler (Juvenil feminino).

Na categoria Master C masculina, Silvano Bernasconi ficou em primeiro, com Rubens Shibuya em segundo e João Cumerlato em terceiro.

Na prova Master B, Mirko Hlebanja venceu a prova e Newton Monteiro ficou com o segundo lugar.

Guilhermo Pousada foi o primeiro lugar na prova masculina Master A/B e Karina Blanck venceu a prova no feminino.

Grazielle Lorenzini ficou em primeiro na prova Master A feminina de Super G. Vanessa Shibuya e Lenita Mocambite fecharam o pódio.

Já no Master A masculino, Bruno Maia venceu a prova e Thiago Siervo ficou em segundo.

Na categoria Aspirantes feminina, Ana Lucia Shibuya ficou em primeiro, Lara Bernasconi em segundo e Helena Monteiro em terceiro.

No masculino, Joshua Mackenzie venceu a prova, com Leo Gaz ficou segundo e Enrico Hlebanja na terceira posição.

Sergio Schuler foi o grande vencedor da prova Expert.

Veja os resultados completos

Air Contest (Snowboard)

José Leone venceu a prova Master D. Já na prova Master C, Leonardo Alvares ficou com o primeiro lugar e Ricardo Garay terminou no segundo lugar.

Na categoria Master B, Rogerio Buzatto venceu a prova. Renato Mascheretti ficou com o segundo lugar e Andre Famá fechou o pódio em terceiro.

Já nas categorias Master A/B, Maria Canterini venceu no feminino e Alexandro Ariki no masculino. Além disso, Gustavo Moraes e Felipe Viecelo fecharam o pódio da prova masculina.

Na categoria Master A, Lucas Carniel foi o grande vencedor, com Pedro Caetano em segundo e Rodrigo Frugoli em terceiro.

Entre os Aspirantes, Livia Schuler venceu a prova feminina. Por outro lado, Tiago Camargo venceu a prova masculina, com Felipe Camargo em segundo e Felipe Castello Branco no terceiro lugar.

Veja os resultados completos

Esses foram os resultados do Brasileiro Open 2023. Leia também:

CBDN participa da Sports Integrity Week 2023, da SIGA

Irmãos Bethonico competem na Copa Sul-Americana de SBX