Crédito foto em destaque: Joe Toth/OIS

Com diversos recordes batidos, o Brasil encerra sua participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing de 2022

Os Jogos Paralímpicos de Inverno chegaram ao seu fim neste domingo, dia 13 de março. Após 10 dias de competições, a festa Paralímpica dos esportes de inverno, que reúne os melhores atletas de todo o mundo, chega ao fim. E a edição foi um marco importante para mostrar o crescimento do país nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Para começar, uma delegação com número recorde de atletas. O Brasil esteve presente em duas modalidades, Para Ski Cross Country e Para Snowboard, e foi representado por 6 atletas, sendo eles Cristian Ribera, Aline Rocha, Guilherme Rocha, Robelson Lula, Wesley dos Santos e André Barbieri, o último competindo pelo Snowboard.

A primeira participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno foi em 2014, quando o país foi representado por 2 atletas. Em 2018, o Brasil chegou a 3 atletas classificados, dobrando a delegação para 6 atletas em apenas 4 anos.

Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico, exaltou esse crescimento e a importância do planejamento no processo: “Esporte é longo prazo por definição. Um atleta não chega no alto rendimento do dia para noite, levam-se anos, décadas, de esforço para chegar na elite. Mostramos que com um planejamento sólido e muita transpiração na execução é possível construir um esporte no país começando do zero. Aumentamos o número de atletas e a qualidade deles também. Diversos resultados no Top 10 e no Top 20 mostram que já temos atletas competitivos no cenário internacional”.

Segundo, recorde absoluto de starts (largadas). Em Sochi 2014 foram quatro, em PyeongChang 2018 nove, e em Beijing 2022, 18 starts, dobrando o resultado anterior.

Em relação aos resultados, todos os atletas do Cross Country chegaram à Beijing com pontos no Ranking Mundial melhores do que a pontuação de 2014 de Fernando Aranha (131,96 pontos IPC). Mostrando a evolução da modalidade como um todo no Brasil.

Recordes de resultados foram alcançados no Cross Country em todas as provas, com destaque para a 7° colocação da Aline Rocha no Long Distance, e a classificação inédita para as finais do Sprint, tanto no masculino quanto no feminino. No total foram 5 resultados no Top 10 e 12 no Top 20, de 16 possíveis.

O Cross Country foi grande responsável pelo crescimento no número de atletas e apresentou brilhante desempenho nos Jogos. O coordenador da modalidade, Leandro Ribela, comentou sobre a grande temporada da equipe e as expectativas futuras:

“Meu balanço da participação da equipe de Cross Country em Beijing 2022 é bastante positivo.  Classificar quatro homens e uma mulher foi uma grande conquista e mostrou que o trabalho que estamos realizando no desenvolvimento da modalidade no Brasil está dando resultado. Realizamos uma ótima a temporada, incluindo medalhas no Campeonato Mundial e em uma etapa de Copa do Mundo, o que mostra o tamanho do potencial de nossos atletas e a qualidade do suporte que estamos fornecendo a eles. Em Beijing tivemos algumas surpresas, entre elas, a participação de alguns atletas chineses em um nível até então não apresentado em competições internacionais, o que foge do nosso controle e não deve ser considerado ao avaliar a performance de nossos atletas.

Nos últimos anos a equipe apresentou grande evolução e chegamos aos Jogos Paralímpicos de Beijing com resultados bastante consistentes. A equipe ainda é jovem, tanto de idade, quanto em tempo de prática. Por isso devemos respeitar o processo de desenvolvimento e ter paciência para atingir nossas metas.

Ainda há muitas áreas onde podemos aprimorar o trabalho e há espaço para seguir aumentando o volume e a intensificação do treinamento. Foi um ciclo de grande aprendizado e amadurecimento, e essa experiência terá grande valor ao iniciar o planejamento e preparação para o próximo ciclo.

Portanto, nos despedimos de Beijing satisfeitos com o que atingimos até aqui, mas com a certeza de que podemos ir além, seguir melhorando e alcançar resultados ainda melhores em Milano-Cortina 2026”, explicou Leandro.

Pelo Snowboard, André Barbieri representou o Brasil, disputando as provas de Snowboard Cross e Banked Slalom, conquistando bons resultados em sua primeira participação na competição.

O atleta foi selecionado como porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno, a Cerimônia de Encerramento teve seu início às 9 horas da manhã (horário de Brasília) e aconteceu no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro, local que sediou a abertura desta edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno e também as cerimônias dos Jogos Olímpicos de Inverno.

“Que felicidade, para coroar este momento, eternizar, é uma honra que não cabe em mim. Além de participar de todas as provas e a honra que vai ser carregar a bandeira do nosso Brasil no encerramento dos Jogos”, comentou André.

A Cerimônia de Encerramento trouxe à tona as temáticas de celebração à vida e de união, enfatizando como os Jogos Paralímpicos de Inverno demonstram que barreiras podem ser superadas e as pessoas, juntas, podem ajudar umas às outras. O evento também marcou a passagem da Bandeira Paralímpica à Milano e Cortina, cidades que serão sede dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026, simbolizando o início do novo ciclo Paralímpico.

“Eu chamo todos os atletas Paralímpicos do mundo para se encontrar novamente em Milano e Cortina, Itália, em quatro anos, onde novamente vocês irão inspirar e alegrar o mundo com sua excelência esportiva”, disse Andrew Parsons, Presidente do IPC, em seu discurso.

Assista na íntegra a Cerimônia de Encerramento:

Você pode conferir o quadro de medalhas final da competição no site do Comitê Paralímpico Internacional.

Gustavo Haidar, supervisor técnico da CBDN, comentou sobre a participação das modalidades: “A equipe toda está de parabéns. Em relação ao Cross Country, após mais de 3 meses de treinamentos fora do Brasil, uma periodização e execução dos treinos e competições, que gerou ótimos resultados em uma das modalidades mais competitivas dos Jogos. Pelo Snowboard, o André foi uma ótima surpresa e mostrou grande comprometimento e evolução durante a temporada, com medalha em Copa do Mundo e uma participação consistente nos Jogos. Estamos muito satisfeitos com todos os resultados!”