A primeira edição do Brazil Challenge Week, evento realizado pelo Club Med, maior rede de resorts all inclusive do mundo, e a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve aconteceu entre os dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

O local escolhido para esse grande evento foi o incrível resort Alpe d’Huez, localizado nos alpes franceses. Conhecido como “Ilha do Sol”, pela média impressionante de 300 dias de sol por ano, o resort também já foi eleito “a melhor estação de esqui da Europa” em 2019.

O Brazil Challenge Week foi uma semana inteira de atividades e competições na neve para brasileiros. Os participantes puderam aproveitar a incrível estrutura do resort, hospedagem do Club Med Alpe d’Huez e muita adrenalina na neve.

A semana começou com as clínicas com atletas Olímpicas. Com foco em desenvolver as habilidades e técnicas esportivas do ski e no snowboard, as clínicas forma realizadas por ninguém menos que as atletas Olímpicas brasileiras Mirella Arnhold e Isabel Clark, respectivamente.

Além de muito ensinamento na neve, o Brazil Challenge Week foi repleto de competições. Homologadas pela CBDN, as competições foram formadas por duas provas por modalidade (ski e snowboard), divididas por categoria de idade, e com alta qualidade de organização. O foco das competições foi oferecer aos participantes a oportunidade de se desafiar e se divertir ao mesmo tempo.

“A semana foi bastante intensa de treinos e competições, mas todos os participantes foram muito dedicados e comprometidos, evoluindo muito em suas técnicas. Fiquei muito impressionada com a performance de todos nas competições, onde a maioria realizou as melhores descidas da semana. Foram também dias muito divertidos, de muita troca e aprendizado entre diversas gerações. A 1ª edição, certamente de muitas, de um evento que promete reunir anualmente os amantes da neve nas deslumbrantes paisagens dos Alpes”, comentou Mirella Arnhold a respeito do Brazil Challenge Week.

A preparação e organização do evento também foram elogiadas por Isabel Clark. “A semana do Brasil Challenge Week no Club Med de Alpe d’Huez foi incrível. Contamos com uma infra estrutura da estação de esqui de altíssimo nível para os treinos e competições. O conforto e serviço do Club Med garantiu um bom descanso e recuperação depois dos longos dias na pista. E para completar, tivemos muita neve fresca e sol!”, disse Isabel.

Carlos Eduardo Barros de Almeida, Vice-Presidente da CBDN, também destacou o sucesso da parceria entre Club Med e CBDN.

“Esse nosso primeiro Brazil Challenge Week com essa parceria da CBDN com o Club Med Alpe d’Huez na França foi muito interessante porque ambas as partes conseguiram atingir o objetivo. O Club Med querendo divulgar para os convidados essa parte técnica que a Confederação pode proporcionar, e a própria Confederação podendo também conseguir captar novos brasileiros apaixonados pela neve”, comentou.

Carlos Eduardo também ressaltou que todos, tanto aqueles que começaram a aproveitar a neve quanto os experientes, puderam aproveitar o Brazil Challenge Week.

“Uma semana fantástica, essa proximidade com essas famílias que gostam da neve, e a Confederação, esse era o nosso objetivo e para todos os níveis principalmente. Pode ser para quem tá começando, que é iniciante, ou até para quem tem uma experiência de mais temporadas e quer aprimorar a técnica, esse é o intuito. Eu acho que a gente atingiu o objetivo, com medalhas, com premiação, confraternização e, principalmente, diversão”, completou.

Competições no Brazil Challenge Week acontecem com grande êxito

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, foram realizadas as competições do evento Brazil Challenge Week.

Nas modalidades do Ski e do Snowboard, as provas também foram separadas entre as diferentes categorias existentes por idade (pré-mirim, infantil, juvenil, aspirantes, master A, master A/B, master B e master C) e, também, entre competidores do masculino e do feminino.

A primeira prova realizada foi a de Slalom Gigante, do Snowboard. Os vencedores das categorias disputadas foram: Livia Schuler, no juvenil; Felipe Castello Branco, no aspirantes; Ricardo Garay, no master C; Leonardo Oliveira, no master B; Felipe Kozlowski, no masterA/B.

Confira aqui os resultados completos do Giant Slalom de Snowboard

A segunda prova realizada foi a de Slalom Gigante, do Ski Alpino. Os vencedores das categorias disputadas foram: Luke Schuler, no pré-mirim; Emily Magnani, no infantil; Eva Schuler, no juvenil; Sofia Goerck, no aspirantes feminino; José Renato Carvalho, no aspirantes masculino; Agnaldo Magnani, no master A/B; Jaqueline Goerck, no master B feminino; João Cumerlato, no master B masculino; e Guilhermo Pousada, no master A.

Confira aqui os resultados completos do Giant Slalom de Ski

Também foram realizadas provas do Snowboard Cross e do Ski Cross, durante a competição no dia 14 de janeiro.

No Snowboard Cross, os vencedores das categorias disputadas foram: Livia Schuler, no juvenil; Felipe Castello Branco, no aspirantes; Ricardo Garay, no master C; Leonardo Oliveira, no master B; André Fiori Famá, no master A/B.

Já no Ski Cross, os vencedores das categorias foram: Emily Magnani, da categoria infantil que disputou na categoria aspirantes feminino; Sergio Schuler, no master A/B; Antonio Macedo, no master B; e Guilhermo Pousada, no master A.

Confira aqui os resultados completos de Ski Cross e Snowboard Cross

A última prova realizada nas competições do Brazil Challenge Week foi o Paralelo Misto de Esqui e Snowboard, que contou com disputa de chaveamento de heats entre atletas de todas as categorias entre si. A grande vencedora foi Emily Magnani, que conquistou o primeiro lugar disputando com Stephanie Goerck, no segundo lugar. Na decisão de terceiro colocado, Agnaldo Magnani levou a melhor sobre André Famá.

Confira aqui os resultados do Paralelo Misto