Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

Atleta brasileiro chegou às finais da prova de Snowboard Cross em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos de Inverno

Nesta segunda-feira, dia 07 de março, foram realizadas as finais do Snowboard Cross nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, em Beijing (China).

A prova, que teve início às 00h30 (horário de Brasília), dividiu os 15 atletas classificados em quatro baterias em uma etapa de quarta-de-finais. Os dois primeiros de cada bateria avançam para as baterias de semifinais e assim sucessivamente até à final.

André Barbieri, representante do Brasil na modalidade em Beijing, se classificou para as finais após conquistar o 13º lugar na prova de classificação que foi realizada no sábado, dia 05 de março.

As quartas-de-finais do Snowboard Cross em Beijing

André Barbieri disputou a sua bateria das quartas-de-finais com os atletas Yiyang Liu, da China, Noah Elliott, dos Estados Unidos, e Rene Eckhart, da Áustria.

Com uma boa saída de prova, André iniciou a disputa na terceira colocação, lado a lado contra o atleta austríaco Eckhart. Após os mais de 1000m de descida, André finalizou na quarta colocação da bateria. Seu resultado conquistado o colocou no 13º lugar na classificação geral, um ótimo resultado em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos de Inverno.

“Minha bateria estava bem difícil, tinham três leões para matar. Eu estava pensando positivo que eu ia passar a bateria mas não deu, os caras não cometeram erros. Eu comecei em 3º, o austríaco me passou por um erro meu, então acabei a bateria em 4º. Foi perto dos outros oponentes mas não o suficiente para passar de fase. Eu estou feliz, é óbvio que eu queria ter passado, mas só de estar aqui já é um sucesso. É medalha de ouro estar aqui com vocês representando o país”, comentou o atleta Paralímpico.

André travou uma intensa disputa com Rene Eckhart da Áustria. Depois de fazer seu melhor start section desde sua chegada aqui e ultrapassar Rene, o atleta da Áustria encontrou uma boa linha e ultrapassou André no meio da pista, e terminou à frente. Yiyang e Noah avançaram para a semifinal.

“O resultado de hoje foi excelente e mostra como o Brasil tem evoluído no esporte paralímpico de neve. Estamos trabalhando dentro de um planejamento muito bem delimitado nos últimos anos e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

A Big Final coroou um novo Campeão Paralímpico, Tyler Turner, do Canadá, que teve um desempenho muito sólido durante toda a prova, e em uma disputa muito acirrada na final bateu Mike Schultz dos Estados Unidos, o então campeão da prova. O bronze ficou com o chinês Zhongwei Wu.

Agora, André se prepara para sua última prova nos Jogos Paralímpicos de Beijing, a prova de Banked Slalom que será realizada no sábado, dia 12 de março, à 1h da manhã (horário de Brasília).

Sobre o Para Snowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno

A modalidade Snowboard é recente nos Jogos Paralímpicos de Inverno e sua primeira prova foi realizada em 2014, em Sochi (Rússia).

Em 2014, a classe Lower Limb competia de maneira universal, com todos os atletas misturados. A partir de 2018, a categoria se dividiu em duas classes, LL1 e LL2, para que a competição fosse mais justa.

Além disso, em 2018, nos Jogos de Pyeongchang (Coreia do Sul), adicionou-se a prova de Banked Slalom ao programa da modalidade.