Boa performance de atletas brasileiros nas primeiras provas do Mundial de Ski Cross Country em Oberstdorf garantem vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

O Mundial de Ski Cross Country que acontece nesta temporada em Oberstdorf (Alemanha) começou no dia 24 de fevereiro e será encerrado no dia 7 de março.

A participação do Brasil nesta edição da competição é histórica: é a maior delegação de uma equipe brasileira da modalidade em um Mundial.

Após as provas realizadas no início da atual temporada, sete atletas brasileiros atingiram os critérios e se classificaram para compor a equipe brasileira de Ski Cross Country. São eles: Jaqueline Mourão, Bruna Moura, Mirlene Picin, Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Steve Hiestand e Victor Santos.

“Dois anos atrás na prova de Sprint Individual, na Áustria, a equipe era formada por 4 atletas (três no masculino e um no feminino). Hoje, conseguimos formar uma equipe de 7 atletas, o que representa um tremendo e positivo aumento de participação de atletas do Brasil”, comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN, que chefia a delegação no Mundial.

Brasil inicia Mundial de Ski Cross Country como o melhor Sul-Americano

Após quatro provas realizadas, o Brasil desponta como o melhor país Sul-Americano no mundial, tendo terminado todas as provas com o melhor resultado entre os 8 países presentes: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Prova qualificatória – 24 de fevereiro

Nas provas qualificatórias, realizadas no dia 24 de fevereiro, quatro atletas do Brasil conquistaram resultados abaixo dos 300 pontos FIS (quantos menos pontos melhor), marca relevante para a classificação olímpica.

No feminino, o grande destaque foi a grande atuação de Jaqueline Mourão. Com o tempo de 12min56s4, a atleta finalizou a prova em 4º lugar e garantiu, dessa forma, sua classificação para as provas individuais do Mundial. Além disso, Jaqueline garantiu, com seu resultado, 199.41 pontos FIS, uma importante marca para o país.

Já Mirlene Picin e Bruna Moura realizaram boas provas e finalizaram em 16º e 20º lugar, respectivamente.

No masculino, o grande destaque foi Manex Silva. Depois de conquistar os melhores resultados do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, o jovem atleta continua se desenvolvendo rapidamente, e terminou a apenas 0,1 (1 décimo de segundo) da classificação para as provas individuais, concedido a atletas no Top 10 da prova classificatória. Com o tempo de 26min23s9, terminou na 11º colocação com 157.05 pontos FIS.

Steve Hiestand e Matheus Vasconcellos também realizaram uma boa prova, finalizando na 19ª e 29ª colocação, e conquistando 175.14 e 201.92 pontos FIS, respectivamente, colocando o Brasil com 2 atletas no Top 20 da competição que contou com 86 atletas. Devido à complicações durante a prova, Victor Santos não finalizou.

Sprint Clássico – 25 de fevereiro

Nas provas de Sprint Clássico, realizadas no dia 25 de fevereiro, a disputa foi ainda mais intensa. No masculino, participaram um total de 158 atletas, enquanto que no feminino, foram 111 atletas.

Manex Silva fez novamente uma ótima prova. Com o tempo de 3min35s19, Manex ficou muito perto do Top half (50% melhores) e finalizou em 86º lugar, com 233.96 pontos FIS, mais uma marca abaixo dos 300 pontos FIS. O atleta também foi o melhor sul-americano da prova no masculino.

Victor Santos, Steve Hiestand e Matheus Vasconcellos finalizaram em 111º, 118° e 120° lugar, respectivamente.

Já no feminino, Jaqueline Mourão finalizou na 83ª colocação com o tempo de 3min38s64. Com o resultado, a atleta foi a melhor sul-americana da prova no feminino.

Bruna Moura e Mirlene Picin finalizam em 90º e 103º lugar, respectivamente.

“Foi um bom início de mundial, e agora será muito interessante ver a Jaqueline participar em todas as provas individuais”, comentou Anders a respeito da performance da equipe nas primeiras provas.

O presidente da CBDN demonstra grande otimismo com as futuras provas em equipe a serem realizadas no Mundial. “Estamos muito esperançosos pelas provas de Team Sprint, é o ponto maior do mundial e tem uma grande diferença em relação às provas individuais, pois toda a equipe representará o país, logo o foco é diferente de quando há apenas um atleta representando um país em uma prova individual, e o sentimento e emoção são diferentes”, acrescentou Anders.

Resultados garantem vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Com os resultados abaixo dos 300 pontos FIS conquistados nas primeiras provas do Mundial, o Brasil garante duas vagas, uma no masculino e uma no feminino, para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Beijing (China) em 2022.

“Estamos bastante satisfeitos e contentes, uma vez que estamos repetindo o que já fizemos em outras edições, mas queremos mais!”, pontuou Anders a respeito da conquista das vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno.

“Nas últimas edições, tivemos dois atletas, um no masculino e um no feminino, participando em uma prova única. Portanto, estamos tentando participar em mais provas e eventualmente ter dois atletas no masculino e no feminino, o que seriam vagas inéditas do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno”, concluiu.