Entre os dias 19 e 22 dezembro de 2024, Gaia Brunello fez sua estreia representando o Brasil no Biathlon internacional. Sua primeira competição foi a IBU Cup 3 em Obertilliach, na Áustria, ao lado de mais quatro atletas brasileiros: Anderson Santos, Claudio Gustavo Oliveira, Eduarda Ribera e Natasha Duarte.
Estreia de Gaia Brunello pelo Brasil – 19/12
No dia 19 de dezembro, Gaia Brunello participou de sua primeira competição oficial pelo Brasil. Na IBU Cup, a atleta disputou a prova de Sprint em Obertilliach, conquistando o recorde brasileiro na prova ao ficar na 68ª posição com um tempo de 25min25s9, somando 150,24 pontos. Durante a prova, a brasileira errou apenas 1 de seus 10 tiros tentados.
Os demais atletas do Brasil não participaram da prova em Obertilliach por conta de seus compromissos na IBU Junior Cup 2 em Goms, na Suíça.
Provas de Revezamento – 22/12
Já no dia 22, a equipe brasileira esteve completa para a disputa das provas de Revezamento da IBU Cup 3. Primeiramente, Anderson Santos, Claudio Gustavo, Gaia Brunello e Natasha Duarte terminaram o Revezamento Misto na 24ª colocação. A equipe vencedora desta primeira prova foi a Noruega, com a Alemanha em segundo e a França em terceiro.
Por fim, no Revezamento Misto Individual, Claudio Gustavo e Gaia Brunello terminaram na 24ª posição depois de completarem a primeira parte da prova em 20min32s6, sendo ultrapassados pelos líderes na segunda metade da prova. Com este resultado, os brasileiros superaram as equipes da Argentina e também da Bósnia e Herzegovina. Novamente, a Noruega venceu a prova, mas desta vez com a França em segundo e a Alemanha em 3°.
“Minha experiência de representar o Brasil pela primeira vez em competições de Biathlon foi muito especial. Tive a sorte de fazer parte de um grupo muito determinado e acolhedor, o que me fez sentir parte da equipe logo de cara. As competições correram bem no que diz respeito ao tiro, mas infelizmente, devido à uma gripe, não consegui expressar meu melhor nível nos esquis. Apesar disso, estou motivada a me recuperar o mais rápido possível e pronta para dar o meu melhor em janeiro”, comentou Gaia Brunello sobre sua primeira competição representando o Brasil.
Leia também: