Entre os dias 10 e 11 de dezembro, Cristian Ribera, Elena de Sena, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos representaram o Brasil na primeira etapa da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country da temporada em Vuokatti, na Finlândia.

O primeiro dia de competição foi marcado pelas provas de Distance 5km.

Cristian Ribera foi o grande destaque brasileiro do dia 10, fazendo uma excelente prova e conquistando a medalha de bronze. O brasileiro compartilhou o pódio com Giuseppe Romele (ITA) e Collin Cameron (CAN), dois medalhistas paralímpicos.

“A prova foi muito boa. A neve estava um pouco mais pesada que nos últimos dias, mas os skis foram bem preparados e conseguimos manter o pace durante a prova toda. Essa prova é muito intensa, então minha estratégia foi manter um ritmo forte do início ao fim.” disse Cristian em relação a prova de Distance.

Robelson Lula, Guilherme Rocha e Wesley dos Santos também fizeram provas consistentes, chegando na 16º, 17º e 19ª colocação, respectivamente.

Elena, de apenas 19 anos, fez sua estreia em provas na neve e também em Copa do Mundo, com uma incrível 4ª colocação.

No segundo dia, 11 de dezembro, foram realizadas as provas de Sprint, em um percurso de 800 metros.

No masculino, Cristian Ribera fez o segundo melhor tempo na prova classificatória e avançou para as semifinais. Na semifinal, conseguiu o primeiro lugar em sua bateria, avançando para a final. Já na final, Cristian teve uma grande performance e ficou na 4ª colocação.

Ainda no masculino, Robelson Lula fez uma ótima prova, avançando para a semifinal do Sprint pela primeira vez na carreira. Robelson ficou em 5° na sua semifinal e terminou em 10° no geral. Guilherme Rocha ficou na 14ª posição e Wesley dos Santos em 16° entre os 30 atletas participantes.

Copa do Mundo

Já no feminino, Elena de Sena ficou na 6ª colocação na prova classificatória, avançando para a final. Na final, Lena terminou na 5ª colocação a prova que foi vencida pela alemã Anja Wicker, medalhista paralímpica em Sochi e em Beijing.

“Foi um bom início de temporada para toda a equipe. A adaptação à neve tem ocorrido cada vez mais rápido, o que reafirma o trabalho realizado no Brasil em preparação para a temporada na neve.” comentou Leandro Ribela, Atleta Olímpico e coordenador técnico do Para Ski Cross Country.

Copa do Mundo

A equipe se prepara agora para a prova de 10km que será realizada no dia 14 de Dezembro. A prova fechará a etapa de Vuokatti, na Finlândia, da Copa do Mundo, e marca o break do circuito para o Natal e Reveillon.

Leia também:

Irmãos Bethonico disputam etapa da Copa do Mundo de SBX

Atletas brasileiros participam de provas de Ski Cross Country na Itália

5 destinos alternativos na neve