Nos dias 3 e 4 de dezembro, os atletas brasileiros do Ski Cross Country, Claudio Gustavo, Guilherme Pereira, Manex Silva, Mirlene Picin e Victor Santos estiveram em Santa Caterina, na Itália, competindo em provas FIS. Claudio Gustavo disputou as provas Junior, já Guilherme, Manex, Mirlene e Victor participaram das provas válidas pela Alpen Cup.

No primeiro dia de competição, Claudio Gustavo participou da prova Junior de Sprint, que contou com mais de 80 atletas e terminou a classificatória com um tempo de 3min19seg30. A final foi vencida pelo italiano Martino Carollo, com o alemão Elias Neck na segunda posição e o suíço Noe Naeff na terceira colocação.

“Essa prova de sprint foi muito intensa e bastante técnica. Eu não consegui me sair muito bem, mas sigo lutando para as próximas e com confiança.” comentou Claudio Gustavo sobre sua prova de Sprint em Santa Caterina.

Ainda no dia 3, tivemos também as provas de Sprint da Alpen Cup, em que Manex Silva e Victor Santos representaram o Brasil. Na prova classificatória, Manex Silva ficou na 48ª colocação com um tempo de 2min37seg30 e Victor Santos terminou a prova na 65ª posição com um tempo de 3min03seg62. A prova final teve um pódio todo italiano com Simone Mocellini em primeiro, Mikael Abram em segundo e Giacomo Gabrielli na terceira colocação.

Ski Cross Country Itália
Victor Santos em Santa Caterina

O segundo dia de competição se iniciou com a prova Junior de Distance 10km. Infelizmente, Claudio Gustavo não conseguiu completar a prova que foi vencida por Fabrizio Albasini (SUI). Martino Carollo (ITA) e Tom Wagner (ALE) fecharam o pódio.

Na prova de Distance 10km válida pela Alpen Cup, o vencedor foi Dietmar Nockeler (ITA) com um tempo de 24min53seg8. Oskar Kardin (SUE) e Johan Hoel (NOR) fecharam o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. O brasileiro mais bem colocado da prova foi Manex Silva, terminando na 62ª posição com um tempo de 29min03seg0. Guilherme Pereira foi o 74° colocado terminando a prova em 43min11seg8. Victor Santos, infelizmente, não pôde completar a prova.

“Em geral, estou feliz com meu desempenho e os resultados. Estou me sentindo melhor do que na temporada passada e isso me motiva a continuar treinando forte.” comentou Manex Silva sobre sua performance na Itália.

Já na prova feminina de Distance 10km, também válida pela Alpen Cup, a atleta brasileira Mirlene Picin finalizou sua participação na 51ª colocação, com o tempo de 39min28seg6. O pódio da prova foi formado por Martina Di Centa (ITA), Juliette Ducordeau (FRA) e Anikken Alnaes (NOR) na primeira, segunda e terceira colocações, respectivamente.

Após as competições na Itália, os atletas brasileiros do Ski Cross Country irão competir na França nos próximos dias. Confira a programação dos atletas brasileiros na reta final do ano!

Leia também:

Irmãos Bethonico disputam etapa da Copa do Mundo de SBX

Quando abrem os principais resorts do hemisfério norte?