Crédito da foto em destaque: Skimostats
Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, Charles De Candolle participou do Mundial de Ski de Montanhismo em Boí Taüll, na Espanha. O brasileiro competiu nas provas de Vertical, Sprint e Individual.
Anders Pettersson, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e membro do Conselho de Administração da ISMF – Federação Internacional de Esqui de Montanhismo, acompanhou o atleta brasileiro na competição.
“Na noite do dia 27 de fevereiro, tive a honra de representar o Brasil na cerimônia de abertura da competição, que foi realizada na Igreja de Sant Climent de Taüll, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cerimônia foi seguida de um show de luzes espetacular e fogos de artifício, que trouxeram muita vida e calor para as montanhas do Pirineus naquela noite.” comentou Charles De Candolle.
Sprint
Na prova de Sprint no dia 28, Charles De Candolle foi o 68° colocado com um tempo de 3min56s5 e acabou não avançando para as quartas de final.
A prova final foi vencida pelo espanhol Oriol Cardona Coll, com os franceses Thibault Anselmet e Robin Galindo fechando o pódio.
“Fiquei muito feliz ao terminar a prova em menos de 4 minutos, uma vez que era meu primeiro ano competindo neste curto e intenso circuito. O clima estava espetacular e saí da prova com um bom entendimento da corrida e novas ideias para melhorar.” disse Charles sobre sua prova de estreia no Mundial.
Confira os resultados completos
Vertical
No dia seguinte, foi realizada a prova de Vertical em Boí Taüll. Charles De Candolle terminou a prova em 31min28s4, ficando na 63ª posição.
O suíço Rémi Bonnet foi o vencedor da prova com um tempo de 21min54s7. A segunda colocação ficou para o belga Maximilien Du Chapois (22min54s9) e o terceiro lugar foi para francês Gedeon Cottilloux (23min05s2).
“Essa corrida envolve apenas subir ao topo da montanha. Comecei a prova me sentindo bem e fui capaz de manter um ritmo forte e estável, mantendo energia para um sprint na linha de chegada” disse o brasileiro sobre prova Vertical.
Confira os resultados completos
Individual
Fechando sua participação no Mundial de Ski de Montanhismo, Charles De Candolle disputou a prova Individual de longa distância no dia 4 de março.
Com um tempo de 2h06min11s8, o brasileiro ficou na 71ª colocação. Rémi Bonnet (SUI) foi o vencedor da prova com um tempo de 1h19min20s7, com Matteo Eydalin e Robert Antonioli (ITA) fechando o pódio na segunda e terceira posição respectivamente.
“A corrida Individual consiste em quatro subidas e três descidas carregando os esquis. Tive um bom começo, mas tive uma queda de rendimento na próximo à metade da prova. Fiquei feliz em terminar o percurso após dois anos sem competir por conta da pandemia!” conta Charles de Candolle sobre sua última prova na competição.
Confira os resultados completos
Leia também:
Brasil participa da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country nos EUA
Manex Silva compete em prova de 15km no Mundial de Ski Cross Country