Crédito da foto em destaque: Skimostats

Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, Charles De Candolle participou do Mundial de Ski de Montanhismo em Boí Taüll, na Espanha. O brasileiro competiu nas provas de Vertical, Sprint e Individual.

Anders Pettersson, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e membro do Conselho de Administração da ISMF – Federação Internacional de Esqui de Montanhismo, acompanhou o atleta brasileiro na competição.

“Na noite do dia 27 de fevereiro, tive a honra de representar o Brasil na cerimônia de abertura da competição, que foi realizada na Igreja de Sant Climent de Taüll, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cerimônia foi seguida de um show de luzes espetacular e fogos de artifício, que trouxeram muita vida e calor para as montanhas do Pirineus naquela noite.” comentou Charles De Candolle.

Charles De Candolle Mundial de Ski de Montanhismo
Charles De Candolle na Cerimônia de Abertura do Mundial de Ski de Montanhismo. Foto: Skimostats

Sprint

Na prova de Sprint no dia 28, Charles De Candolle foi o 68° colocado com um tempo de 3min56s5 e acabou não avançando para as quartas de final.

A prova final foi vencida pelo espanhol Oriol Cardona Coll, com os franceses Thibault Anselmet e Robin Galindo fechando o pódio.

“Fiquei muito feliz ao terminar a prova em menos de 4 minutos, uma vez que era meu primeiro ano competindo neste curto e intenso circuito. O clima estava espetacular e saí da prova com um bom entendimento da corrida e novas ideias para melhorar.” disse Charles sobre sua prova de estreia no Mundial.

Confira os resultados completos

Vertical

No dia seguinte, foi realizada a prova de Vertical em Boí Taüll. Charles De Candolle terminou a prova em 31min28s4, ficando na 63ª posição.

O suíço Rémi Bonnet foi o vencedor da prova com um tempo de 21min54s7. A segunda colocação ficou para o belga Maximilien Du Chapois (22min54s9) e o terceiro lugar foi para francês Gedeon Cottilloux (23min05s2).

Charles De Candolle Mundial de Ski de Montanhismo
Charles De Candolle no Mundial de Ski de Montanhismo.

“Essa corrida envolve apenas subir ao topo da montanha. Comecei a prova me sentindo bem e fui capaz de manter um ritmo forte e estável, mantendo energia para um sprint na linha de chegada” disse o brasileiro sobre prova Vertical.

Confira os resultados completos

Individual

Fechando sua participação no Mundial de Ski de Montanhismo, Charles De Candolle disputou a prova Individual de longa distância no dia 4 de março.

Com um tempo de 2h06min11s8, o brasileiro ficou na 71ª colocação. Rémi Bonnet (SUI) foi o vencedor da prova com um tempo de 1h19min20s7, com Matteo Eydalin e Robert Antonioli (ITA) fechando o pódio na segunda e terceira posição respectivamente.

“A corrida Individual consiste em quatro subidas e três descidas carregando os esquis. Tive um bom começo, mas tive uma queda de rendimento na próximo à metade da prova. Fiquei feliz em terminar o percurso após dois anos sem competir por conta da pandemia!” conta Charles de Candolle sobre sua última prova na competição.

Confira os resultados completos

Leia também:

Brasil participa da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country nos EUA

Manex Silva compete em prova de 15km no Mundial de Ski Cross Country