O COB – Comitê Olímpico Brasileiro realizou entre os dias 27 e 29 de junho o seu II Workshop de Desenvolvimento Esportivo no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, que foi representada por Camila Freitas, Coordenadora Técnica da entidade.

Durante os 3 dias de evento, foram discutidas inúmeras medidas e métodos a serem aplicados para as confederações brasileiras melhorarem o desenvolvimento tanto de atletas como de treinadores. Esse foi o foco do módulo 1: desenvolvimento de atletas em longo prazo e programas de desenvolvimento para treinadoras e treinadores.

Foram realizadas dinâmicas, palestras e debates com profissionais especializado de diferentes áreas dentro do esporte, buscando justamente promover um intercâmbio entre os diferentes integrantes da estrutura do esporte olímpico brasileiro.

“A criação de um Modelo de Desenvolvimento Esportivo voltado para o processo de desenvolvimento de atletas no cenário nacional é um ganho muito importante para a comunidade esportiva brasileira. O workshop reuniu representantes de diversas confederações, o que proporcionou aos participantes a possibilidade de discussão das realidades específicas das modalidades e o compartilhamento de ideias para o aprimoramento das ações dedicadas ao desenvolvimento esportivo.” comentou Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN, que esteve presente no evento.

Com o II Workshop de Desenvolvimento Esportivo, o objetivo do COB é incentivar uma maior estruturação dentro dos processos de desenvolvimento das modalidades e também na formação de atletas e treinadores.

A CBDN já trabalha embasada nos mesmos conceitos de desenvolvimento de atletas há diversos anos. Os PTLPs – Programas de Treinamento de Longo Prazo usam essas referências para gerar um road map para os atletas de cada modalidade, apresentando o que é esperado em cada fase maturacional do atleta, do início ao alto rendimento.

Confira a participação da CBDN no Programa de Mentoria da IBU