O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) realizaram a convocação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG 2024), que será realizado na província de Gangwon, Coreia do Sul, entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.  A divulgação dos atletas foi feita por meio de uma Live no canal do Youtube COB (@timebrasil)

Representando a CBDN, a live da convocação do Time Brasil contou com a participação de Jaqueline Mourão, atleta de Ski Cross Country, que também carrega consigo a bagagem de ser a atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, oito, sendo cinco em Jogos Olímpicos de Inverno e três de verão.

“Eu acredito que os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude são uma primeira experiência. Quando você chega em um Jogos Olímpicos é tudo grandioso, muitos atletas, muitas pessoas. É uma excelente oportunidade de ter essa vivência, compartilhando os momentos com vários atletas de outros países, de outras modalidades. É uma introdução aos Jogos, uma oportunidade única de viver o espírito olímpico. Dê o seu melhor, mas ali é um momento de experimentar e conquistar uma bagagem”, disse Jaqueline Mourão.

O YOG 2024 será a 4ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Após ter passado por Innsbruck, na Áustria em 2012, Lillehammer, na Noruega em 2016 e Lausanne, na Suíça em 2020. O Brasil participou de todas as edições da competição. 

Para esta edição, o Brasil já tem 6 atletas de neve convocados em 3 modalidades: Alice Padilha e Arthur Padilha no Ski Alpino, Ian Francisco da Silva e Julia Reis no Ski Cross Country, João Teixeira no Snowboard – Halfpipe e Zion Bethonico no Snowboard – SBX.  Além disso, o Brasil pode garantir mais 2 vagas por realocação no Ski Cross Country, para o time masculino e feminino. 

“Estamos muito contentes com o desempenho dos atletas brasileiros de neve. Temos uma delegação recorde com 8 atletas, o que representa um aumento e progressão incrível a cada edição. Destaque para a primeira classificação da história do Brasil em eventos Olímpicos de Halfpipe, além do retorno do Ski Alpino brasileiro na competição com dois atletas”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de 2024 serão disputados entre os dias 19 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, e reunirão 1900 atletas, 950 homens e 950 mulheres, de 15 a 18 anos de idade, de todo os cantos do mundo. Serão 15 esportes em disputa em 81 eventos de medalhas.

Gangwon é o nome da província que abriga as cidades de Pyeongchang e Gangneung, ambas sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, e que serão agora sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, aproveitando das estruturas construídas para os Jogos de 2018.

O YOG 2024 será a 4ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, tendo o evento já passado por Innsbruck, na Áustria em 2012, Lillehammer, na Noruega em 2016 e Lausanne, na Suíça em 2020.

O Brasil já teve 9 atletas competindo na neve nos Jogos Olímpicos da Juventude, Eliza Nobre e Tobias Macedo em 2012, ambos no Ski Alpino, Michel Macedo (Ski Alpino) e Altair Firmino (Ski Cross Country) em 2016, Manex Silva (Ski Cross Country), Rhaick Bomfim (Ski Cross Country), Eduarda Ribera (Ski Cross Country), Taynara Silva (Ski Cross Country e Biathlon de Inverno) e Noah Bethonico (Snowboard) em 2020.

Manex Silva competindo no YOG 2020, em Lausanne. Créditos: OIS/Dylan Burns

Novas vagas conquistadas!

Nesta quarta-feira (20), o Brasil conquistou mais duas vagas (1 no feminino e 1 no masculino) para o YOG 2024 na modalidade Ski Cross Country. Com isso, os atletas Gabriel Santos e Mariana Silva também irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno.