Na última quinta-feira (29), a CBDN realizou a 1ª Reunião do Comitê Lado a Lado, que faz parte do Programa Mulher no Esporte, desenvolvido pela entidade.

“O Programa CBDN Lado a Lado foi lançado no final de 2023 e faz parte do planejamento estratégico da confederação para desenvolver programas de empoderamento e o aumento da representatividade feminina nas modalidades de neve e dentro da própria organização. Nesta quinta tivemos a nossa primeira reunião do Comitê e desde os primeiros minutos eu pude perceber a potência de reunir mulheres estudiosas e gestoras da área do esporte, para debater a temática de igualdade de gênero.” disse Luíza Calaça, Analista Técnica e Esportiva, Secretária executiva do Programa CBDN Lado a Lado e responsável pela elaboração e implementação do Programa.

“Este é um projeto de longo prazo, com planejamento de ações anuais, que busca acelerar os mecanismos e as práticas de igualdade de gênero dentro da organização transformando assim a cultura organizacional de forma sustentável.” completa a gestora.

Foto tirada durante a 1ª Reunião do Comitê Lado a Lado

Além de Luíza, mais 5 mulheres participaram da 1ª Reunião Comitê Lado a Lado para discutir a aplicação das práticas que visam a igualdade de gênero dentro da CBDN. Entre elas estiveram:

  • Cacilda Amaral, doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE – USP) (2019), área de concentração Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte. Pesquisadora co-líder do Sport.Map (Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte). Além disso, tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase nas linhas de pesquisa Gestão do Esporte, Políticas Públicas do Esporte e Lazer, Mulher e Esporte.
    Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP)
    Integrante do Grupo de Estudos Gestão do Esporte: Diversidade e identidade cultural da ABRAGEPS.
  • Camila Freitas, ex-Coordenadora Técnica da CBDN, trabalhando em especial no Ski Cross Country e Biathlon onde contribuiu por anos na construção e desenvolvimento das modalidades, atletas e comissão técnica. Atualmente é gestora de esportes e coordenadora de projetos na Federação Inglesa de Basquete (Basketball England) onde trabalha com o desenvolvimento de treinadoras. Com 7 anos de experiência no desenvolvimento de atletas, coordenação e programas e gerenciamento de equipes em organização esportiva.
  • Julia Barreia, professora da UNICAMP especializada em futebol e futsal, supervisionando alunos de pós graduação. Seus interesses de pesquisa se concentram no desempenho e participação de meninas e mulheres no esporte. Sua colaboração se estende a várias instituições esportivas, incluindo a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), a Organização Desportiva Pan-Americana (PANAM Sports), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
    Coordenadora do Grupo de Estudos Gestão do Esporte: Diversidade e identidade cultural da ABRAGEPS.
  • Natacha Manchado, gestora esportiva com passagens por CPB, CBsurf, Rio 2016, IPC. Atualmente trabalha no World Athletics, órgão que gere o atletismo a nível mundial.
    Apaixonada pelo esporte e por fazer as coisas acontecerem por meio de pensamento estratégico, atitude proativa e trabalho em equipe. Ao longo de sua carreira, desenvolveu uma visão completa do mundo dos esportes, tendo tido a oportunidade de gerenciar equipes nacionais, fazer parte de federações nacionais e internacionais, bem como de comitês organizadores locais. Também orientou Comitês Paralímpicos Nacionais da América Latina em Planejamento e Governança.
    Recentemente, se especializou em diversidade e integridade, especialmente relacionado à Equidade de Gênero na Gestão Esportiva, tema discutido e apresentado em sua dissertação de mestrado.”
  • Roberta Morelli, estrategista de marca e gestora de marketing apaixonada por comportamento humano, marcas e fazer acontecer. Possui uma jornada de 30 anos atuando em diferentes mercados: bens de consumo (alimentos e bebidas), varejo, family office e fundo de investimentos. Gestão de grandes marcas, como: Marisa, BRF Brasilfoods , Perdigão, Batavo, Del Valle, Quaker, Brastemp, Sonho de Valsa. É formada pela FGV e ESPM e hoje atua como integradora de marketing e gestora de pessoas, trabalhando em rede com profissionais de renome no mercado.

A CBDN enquanto entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e
paralímpicos de neve no Brasil tem dentro de seu planejamento estratégico o claro
direcionamento de fomentar a participação feminina e atuar em prol da igualdade de
gênero. A promoção da igualdade de gênero demonstra a responsabilidade social da
entidade com a sociedade civil, atletas, colaboradores e stakeholders.

Leia também:

Veja como foi a Brazil Challenge Week 2024!

Alice Padilha conquista ótimos resultados em provas nos EUA