Entre os dias 28 e 29 de outubro, foi realizado um campeonato de Rollerski em Pereira, na Colômbia, com provas FIS. O Brasil esteve presente com os atletas Mayara Silva e Wilbert Rodrigues e também com os treinadores Leandro Ribela e Caio Freixeda, que contribuíram na organização do evento.

“Gostei da iniciativa do Comitê Olímpico Colombiano em organizar uma competição internacional em Pereira, combinada a uma capacitação para futuros treinadores. Foi um importante passo para promover a modalidade no país, despertar o interesse de futuros praticantes e apresentar melhor a modalidade a parceiros e financiadores.” comentou Leandro Ribela, Atleta Olímpico e coordenador Olímpico e Paralímpico de Ski Cross Country.

As competições contaram com atletas de Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Entre eles, os olímpicos Yonathan Fernandez (CHI), Klaus Jungbluth (ECU) e o local Carlos Quintana (COL), garantindo o bom nível.

O Brasil saiu do evento com 4 medalhas em 4 provas, sendo 3 de ouro e 1 de prata.

Wilbert Rodrigues, de 18 anos, fez ótimas provas, conquistando a 1ª colocação na prova de Sprint e a 2ª posição nas duas provas de Distance atrás do experiente Yonathan Fernandez.

Rollerski Colômbia

Já Mayara Silva, também de 18 anos, se destacou na Colômbia ao vencer as provas de Sprint skating e de Distance clássico.

Rollerski Colômbia

O campeonato também contou com um curso de capacitação para treinadores locais, ministrado por Leandro Ribela. Esse curso foi realizado no contra turno das provas, para que os treinadores pudessem atuar como voluntários no evento, vivenciando o ambiente de competição no período da manhã e aprendendo mais sobre a modalidade e sua parte técnica pela tarde. Em uma das sessões da capacitação, foi oferecida uma aula experimental de Rollerski à uma equipe infantil de patinação da cidade, realizando diversos jogos e brincadeiras com a modalidade.

O Rollerski ainda não é tão praticado na Colômbia e no restante da América do Sul. Dessa maneira, o Brasil, que conta com o Circuito Brasileiro de Rollerski e um desenvolvimento mais avançado na modalidade, é referência no esporte.

“Fico feliz em termos colaborado nessa iniciativa, auxiliando-os com funções chave na realização do evento e transmitindo a nossa experiência aos futuros treinadores na capacitação. O Rollerski ainda é pouco praticado na América do Sul, então temos que unir forças para que o esporte continue crescendo, aumentando o número de praticantes e o nível das competições na região. Acredito que a CBDN cumpriu bem seu papel nessa aliança, sendo hoje referência no desenvolvimento da modalidade e organização de competições de Rollerski na América da Sul.” disse Leandro Ribela.

Leituras relacionadas:

Veja como foi a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022!

CBDN realiza curso de capacitação de treinadores de Ski Cross Country