Entre os dias 22 e 24 de outubro, foi realizada a quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos. As provas também foram válidas pelo Campeonato Sul-Americano de Rollerski.

Além disso, também foi realizada a segunda e última etapa da temporada do Circuito Brasileiro de Para Rollerski.

A prova de hoje corou também os campeões gerais do Circuito Brasileiro de Rollerski e do Circuito Brasileiro de Para Rollerski, depois de quatro e duas etapas, respectivamente.

Primeiro dia – 22/10

No primeiro dia de competição, foram realizadas as provas olímpicas de Sprint em técnica clássica.

O dia se iniciou com a tomada de tempo dos atletas do masculino, onde o chileno Martin Flores fez o melhor tempo. Os outros atletas classificados para a final da categoria adulto foram: Victor Santos e Guilherme Pereira Santos, do Brasil, Klaus Junghbluth Rodriguez, do Equador e Matias Mansilla e Ignacio Rios, também do Chile.

Na final, Victor Santos ganhou a medalha de ouro, superando Martin Flores que acabou ficando a prata. Guilherme Pereira Santos fechou o pódio na terceira colocação.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

No feminino, a tomada de tempos aconteceu logo a seguir da masculina. Eduarda Ribera fechou a prova com o melhor tempo: 3min55seg46, apenas 0,4seg a frente de Gabriela Neres. Além delas, Mirlene Picin, Mayara Silva, Mariana Lopes da Silva e Natasha Duarte também se classificaram para a final.

Na final feminina, Eduarda Ribera confirmou seu favoritismo e venceu a prova. Gabriela Neres ficou na segunda posição e Mirlene Picin no terceiro lugar.

“Fiquei muito feliz de vencer a prova. Meu próximo objetivo é a preparação para o Mundial e para as provas da temporada na Europa.” disse Eduarda Ribera.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

No masculino sub-20, Claudio Gustavo Oliveira fez o melhor tempo da eliminatória com 3min10seg04, se classificando para a semifinal.

Na primeira bateria da semifinal, Claudio Gustavo, Brayan Henrique e Anderson Xavier se classificaram para a final. Já na segunda, Thiago Silva, Wilbert Rodrigues e Ian da Silva foram para a grande final.

A final foi vencida por Claudio Gustavo com um tempo de 3min11seg27, reforçando seu favoritismo. O segundo lugar ficou com Thiago Silva e Wilbert Rodrigues fechou o pódio na terceira posição.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Fechando o primeiro dia de competição, foram realizadas as provas paralímpicas de Sprint nas categorias Sitting e Visually Impaired.

No Sitting feminino, Aline Rocha foi a grande vencedora da prova, seguida e Elena de Sena.

Também na categoria Sitting, porém no masculino, Cristian Ribera teve o melhor tempo na fase classificatória. Na fase semifinal, a primeira bateria contou com a classificação de Cristian Ribera, Wesley dos Santos e Altair Marangne. Já a segunda bateria foi liderada por Robelson Lula, com Guilherme Rocha e Luiz Henrique Marim também se classificando.

Na final, Cristian Ribera, atual Vice Campeão Mundial da prova, repetiu seu bom desempenho e venceu a prova. Robelson Lula foi o segundo colocado e Guilherme Rocha ficou com o bronze.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Na categoria Visually Impaired feminino, Beatriz Monteiro foi a grande vencedora da prova.

Segundo dia – 23/10

O segundo dia de competição foi marcado pela realização das provas olímpicas de Distance em técnica livre.

As primeiras largadas foram do masculino. Com 26min12seg3, Wilbert Rodrigues venceu sua primeira prova na categoria adulto na temporada após uma grande exibição. O restante do pódio foi todo chileno, com Yonathan Rodriguez e Matías Mansilla na segunda e terceira colocação respectivamente.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Na sequência foram realizadas as largadas do feminino. Mirlene Picin foi a vencedora da prova ao completá-la em 13min13seg9. Gabriela Neres ficou na segunda colocação e Mayara Silva terminou a prova em terceiro.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Na prova sub-20, Patricio Melinan, do Chile, venceu no masculino com Brayan Henrique com a prata e Anderson dos Santos ficando com o bronze.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Já no feminino, Mayara Silva conquistou o ouro enquanto Mariana Lopes e Julia Reis fecharam o pódio.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Também no dia 23, foram realizadas as provas paralímpicas de Distance na categoria Sitting.

A prova feminina foi vencida por Aline Rocha que, com um tempo de 24min15seg3, desbancou Elena de Sena, que ficou na segunda posição.

“As provas mais longas geralmente são as minhas melhores, mesmo assim, me surpreendi com um resultado tão positivo.” comentou Aline Rocha após sua vitória no Distance.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Já no masculino, Cristian Ribera foi dominante e venceu a prova com um tempo de 26min48seg58. Robelson Lula foi o segundo colocado com um tempo de 29min00seg80 e Wesley dos Santos fechou o pódio com um tempo de 30min42seg72.

quarta etapa Circuito Brasileiro Rollerski

Terceiro dia – 24/10

No terceiro e último dia, foram realizadas as provas de Skiathlon. Nessa prova, os atletas largam juntos em um percurso de 20km para os homens e de 10km para as mulheres, onde metade do circuito é realizado na técnica clássica e a outra metade em técnica livre.

No masculino, Victor Santos venceu a prova em uma disputa muito acirrada com Claudio Gustavo Oliveira. Victor ficou apenas 0,5 segundos a frente do segundo colocado. Yonathan Fernandez, do Chile, chegou 3 segundos após o primeiro e fechou o pódio na terceira colocação.

No recorte sub-20 da prova, Claudio Gustavo ficou com o ouro, Thiago Silva com a prata e Wilbert Rodrigues com o bronze.

Na prova feminina, Mirlene Picin foi a grande vencedora com um tempo de 28min16seg8. Gabriela Neres ficou na segunda colocação com um tempo de 28min59seg9 e Eduarda Ribera fechou o pódio na terceira colocação com um tempo de 30min32seg7.

No sub-20, Eduarda Ribera ficou com o ouro, Mayara Silva com a prata e Mariana Lopes com o bronze.

Ranking Final do Circuito Brasileiro de Rollerski

A prova de hoje, 24/10, marca o fim da edição 2022 do Circuito Brasileiro de Rollerski, gerando também os Campeões do Circuito.

No masculino, Victor Santos termina a temporada no primeiro lugar com um total de 760 pontos. Claudio Gustavo Oliveira ficou na segunda posição com 600 pontos e Wilbert Rodrigues na terceira colocação com 465 pontos totais.

No feminino, Eduarda Ribera fecha 2022 na primeira colocação com 760 pontos. Mirlene Picin termina na segunda colocação com 640 pontos e Gabriela Neres fica no terceiro lugar com 600 pontos.

No paralímpico, Cristian Ribera garantiu o título do circuito com 4 vitórias em 4 provas, e 400 pontos no Ranking. Robelson ficou em segundo com 280 pontos e Guilherme Rocha em terceiro com 270.

No sitting feminino, Aline Rocha garantiu o título com 400 pontos, enquanto na categoria Visual Impaired feminino, Beatriz Monteiro de Santana garantiu o título e na categoria Standing masculino, Wellington Silva foi o grande vencedor também com 400 pontos.

Ranking do Circuito Brasileiro de Rollerski

Ranking do Circuito Brasileiro de Pararollerski

Veja como foi a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Veja como foi a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Veja como foi a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski