A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou entre os dias 17 e 20 de outubro um curso de capacitação de treinadores de Ski Cross Country. O curso aconteceu em São Carlos (SP) entre a terceira e a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski.

O curso foi ministrado por dois treinadores da Federação Norueguesa de Ski, com foco principal na iniciação do desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes através da utilização do rollerski.

Além das aulas práticas realizadas no Parque EcoEsportivo Damha, também foram ministradas aulas teóricas no auditório da UFSCar.

A CBDN há 5 anos realiza um trabalho de formação continuada de treinadores na modalidade, e esse ano, o destaque foi oferecer essa oportunidade para treinadores de toda a América do Sul, visando desenvolver o esporte como um todo no continente. Além dos treinadores brasileiros, treinadores de outros 4 países da América do Sul estiveram presentes, Argentina, Bolívia, Chile e Equador.

“Esse foi mais um importante passo da CBDN dentro do seu planejamento estratégico para o Cross Country e Para Cross Country visando elevar o nível do esporte no continente como um todo. Estamos muito contentes com o sucesso dessa primeira edição.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Para os participantes brasileiros do curso que não residem em São Carlos, foi oferecida pela CBDN acomodação com pensão completa durante os dias de curso e para os residentes na cidade foram oferecidos almoços durante o período.

“O curso de treinadores realizado essa semana foi uma ação muito importante da CBDN para o desenvolvimento do Ski Cross Country no Brasil e na América do Sul. A participação de treinadores e atletas de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Equador proporcionou ótimas discussões e trocas interessantes. Os treinadores noruegueses responsáveis pela condução do curso foram o diferencial dessa ação. Pudemos conhecer mais do sistema esportivo norueguês e fizemos diversos comparativos com a nossa realidade, tentando sempre pensar em melhorias que podemos trazer para o nosso programa.”, comentou Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN.

“O conteúdo prático apresentado mostrou que estamos no caminho certo para o desenvolvimento da modalidade no Brasil, já que nossas ações estão bastante alinhadas com as diretrizes discutidas durante o curso.” complementou Camila.

No total, 25 participantes de 5 países diferentes participaram de uma carga total de 32 horas de desenvolvimento com os formadores de treinadores da modalidade Ingunn Fossmellem e Espen Rognli.

O evento conecta também as etapas III e IV do Circuito Brasileiro de Rollerski, criando uma programação intensa mas muito eficiente e proveitosa para todas as equipes. A Etapa IV se inicia no dia 22 de Outubro.

Leituras relacionadas:

Veja como foi a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022!