O Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos, foi novamente local de treinamento e desenvolvimento dos atletas da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Entre os dias 20 e 29 de janeiro, os atletas sub-18 das equipes de Biathlon e Ski Cross Country participaram de atividades focadas em seu desenvolvimento técnico.

Com Gabriela Nakasato como treinadora responsável, o training camp conta com a participação de seis atletas e é mais uma iniciativa da CBDN, no início deste ano, para desenvolvimento de jovens atletas com apoio da área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil.

Os atletas participantes são: Brayan Rodrigues Henrique, Claudio Gustavo da Silva Oliveira (medalhista no Troféu Pinocchio em 2019), Eduarda Westemaier Ribera (representante brasileira no Jogos Olímpicos da Juventude em 2020), Thiago Conceição Silva, Wilbert Abade Rodrigues e Anderson Xavier (campeão brasileiro sub-16 de Ski Cross Country).

“As atividades desenvolvidas no primeiro training camp para esse grupo seleto de atletas foram pensadas para motivá-los nesse início de temporada. Envolveram atividades em grupo, estimularam a paixão pela natureza e pelo esporte, além das sessões de base para o treino resistido e técnico”, explica Gabriela.

O training camp é uma oportunidade de extrema importância para desenvolver capacidades físicas, técnicas e sociais dos atletas, devido à imersão possibilitada durante sua realização.

“O training camp possibilita ampliar a experiência de treinamento, motivar os atletas e a imersão no ambiente de treinamento, ou seja, voltar o foco completamente para os treinos sem ter tantas distrações como tem em suas rotinas comuns”, conclui a treinadora.

Realizado no fim de janeiro, o training camp é mais uma das atividades mais relevantes para a preparação dos atletas para a atual temporada e as competições em 2021. No começo do ano, atletas do Ski na Rua e do núcleo de Jundiaí participaram de atividades semelhantes para sua preparação.

Saiba mais sobre o primeiro training camp de jovens atletas realizado em 2021