O Troféu Pinocchio é uma tradicional competição infanto juvenil de Ski Cross Country, a qual ocorre anualmente na Itália. Neste ano, foram cerca de 100 atletas (de 8 a 15 anos) competindo em diferentes categorias e mais de 40 nações participantes. O evento, que está em sua 37a edição, visa unir três frentes – o esporte, a cultura e o turismo – como forma de desenvolvimento de seus  jovens participantes.

Neste ano, o Brasil mostrou que a base do Ski Cross Country está forte e se mostra cada vez mais competitiva dentro do cenário internacional. Foram duas medalhas de bronze conquistadas pelo jovem atleta Cláudio Gustavo Oliveira, 14 anos – uma na prova de Ski Cross e a outra na de Distance. Além das duas medalhas para a conta nacional, os outros dois representantes brasileiros na competição chegaram muito perto do pódio, com ótimos resultados: Eduarda Ribera e Thiago Silva garantiram um 5o e um 4o lugar, respectivamente, na prova de Sprint.

De acordo com Gabriela Nakasato, treinadora de Ski Cross Country da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos de Neve, os bons resultados são frutos da dedicação ao programa de treinamento dos atletas. “Cada vez que eu vou para a neve com um grupo novo e vejo o desenvolvimento deles, dá para ver a importância dos treinos aqui no Brasil. A técnica que eles treinam com o rollerski é praticamente a mesma do ski, são poucos ajustes”, explica.

Entretanto, ela ressalta o diferencial da transferência para a neve, proporcionada em Training Camps pela Confederação. “Nosso pré campeonato é naturalmente mais curto do que dos atletas da Europa, que já estão mais acostumados com neve, altitude, etc. Tivemos uma semana para adaptação à neve e à altitude. Sabemos o quanto a altitude pode ser algo duro. Mas, pelo menos, eles já estavam mais experientes com a neve em si”, discorre a treinadora.

O dono das medalhas, Cláudio Gustavo, reitera a importância do treinamento forte na sua rotina. Ele treina cinco vezes por semana, em todas as manhãs, sendo três vezes rollerski e duas vezes treino de corrida. “Treino muito bem, mesmo às vezes cansado por conta da rotina de escola e tudo mais”, conta. O atleta é uma jovem promessa do esporte na neve do Brasil e foi descoberto por meio do projeto social Ski na Rua, na comunidade da São Remo. “Poder treinar e competir nesse esporte é uma das melhores oportunidades que já me aconteceu”, conclui.