Creditos foto em destaque: @lumilautaliitto e @simovilhunen

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, André Barbieri participou da Copa do Mundo de Para Snowboard em Pyha, na Finlândia.

A equipe brasileira viajou para a Finlândia no dia 06 de janeiro, composta pelo atleta André Barbieri e o treinador Nuno Marques, mais conhecido como Mancha.

O atleta brasileiro participou de duas provas de Snowboard Cross na categoria Lower Limb 1 (LL1), que envolve atletas com deficiência significativa em uma perna, como uma amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas.

Na primeira prova, André foi o 6° colocado. O vencedor da prova foi o japonês Junta Kosuda, com Chris Vos (HOL) na segunda colocação e Mike Schultz (EUA) na terceira posição.

Na segunda prova, André Barbieri repetiu seu desempenho e novamente ficou na 6ª posição, conquistando 400 pontos. Daichi Ogura (JAP) foi o ganhador da prova com Junta Kosuda (JAP) e Mike Schultz (EUA) fechando o pódio.

“Teve toda uma preparação minha antes de chegar na aqui pra competir na neve. Porém, na neve mesmo eu tive poucos dias de treinamento antes da prova. Meu coach, Mancha, veio de Portugal, então foi muito positivo porque é a segunda vez que eu venho para cá e é um percurso super difícil, complicado e técnico. A primeira vez foi foi bem frustrante, mas pude aprender e ver o nível que eu tinha que chegar, e dessa vez eu pude vir já sabendo o que esperar.” comentou André Barbieri sobre sua preparação para a Copa do Mundo.

“Eu consegui fazer super bem o começo da prova, que é o mais técnico. Consegui até dar trabalho pros outros atletas. Estava todo mundo muito surpreso comigo, tantos atletas quanto os técnicos das outras equipes. Todos vieram me cumprimentar e dar os parabéns. Estou super feliz com a minha performance e com a minha evolução. A maioria dos atletas que estavam na minha categoria eram medalhistas paralímpicos, então foi uma prova muito difícil.” disse o atleta sobre sua participação.

Confira os resultados completos da Copa do Mundo de Para Snowboard

Após competir na Copa do Mundo de Para Snowboard, André Barbieri iria competir no Campeonato Mundial da modalidade na Espanha. Porém, por questões climáticas, as provas marcadas para o dia 17 de janeiro foram adiadas, ainda sem confirmação de novas datas.

“A gente segue treinando aqui mesmo na Finlândia. Daqui nós iríamos para Espanha, mas as provas foram adiadas por falta de neve, por isso, mudamos os planos. Agora vou voltar para casa e seguir treinando o Mundial na Espanha, que muito provavelmente serão em março em La Molina. O objetivo a curto prazo é voltar a chegar nas finais do mundial.” comenta o atleta.

Leia também:

Noah Bethonico conquista dois top 10 na NorAm Cup de SBX

Manex Silva compete em Oberstdorf pela Alpen Cup