Nesta segunda-feira (27), a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou a Cerimônia de Encerramento da temporada 2023/24. O tradicional evento anual da entidade reuniu atletas, entusiastas e patrocinadores dos esportes na neve do Brasil em São Paulo (SP).
Highlights da temporada 2023/24
A temporada 2023/24 foi uma temporada de conquistas e ótimos números para a CBDN e seus atletas dentro e fora das pistas.
No principal evento esportivo da temporada, os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, o Brasil conquistou resultados históricos. Começando pela medalha inédita para o Brasil, com Zion Bethonico ficando com o bronze no Snowboard Cross em Gangwon, na Coreia do Sul.
Além disso, o Brasil teve sua maior delegação de neve da história do YOG com 8 atletas, bateu o recorde de esportes classificados com 4 (Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country e Biathlon) e também o recorde de starts, com 17 no total.
“Esse foi um ano histórico para o Brasil! Resultados inéditos, recordes em todas as modalidades, maior número de eventos e competidores da história. O principal evento e maior destaque da temporada foram os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangwon, Coréia do Sul, onde o Brasil alcançou conquistou a histórica primeira medalha em um evento Olímpico de Inverno, com o Bronze de Zion Bethonico no Snowboard Cross”, comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN.
No Para Ski Cross Country, Cristian Ribera conquistou 5 medalhas na Copa do Mundo da modalidade, incluindo a primeira medalha de ouro de sua carreira conquistada em Toblach.
Outro marco histórico para o Brasil nessa temporada de neve foram as participações de Elena Souza e Guilherme Rocha na Copa do Mundo de Para Biathlon em Martell, na Itália, sendo as primeiras provas da modalidade disputadas por brasileiros na história!
“Não podemos deixar de destacar também a incrível campanha da equipe Paralímpica do Brasil, que ano após ano conquista resultados inéditos e incríveis.”, complementou Pettersson.
Esses e outros atletas que levaram o nome do Brasil as competições internacionais foram homenageados na Cerimônia de Encerramento da temporada 2023/24.
Confira os principais números do esporte na neve brasileiro na temporada!
- 902 starts na temporada ao redor do mundo;
- 381 provas disputadas por brasileiros;
- 200 provas organizadas pela CBDN com a participação de 517 atletas de 37 países diferentes;
- 96 medalhistas em provas oficiais;
- 208 medalhistas no total;
- 76 atletas representando o Brasil no exterior;
- 106 personal bests por 40 atletas diferentes;
- 12 recordes nacionais, totalizando 14 quebras;
- 26 lideranças em rankings latinoamericanos;
- 15 resultados Top 30 em Copas do Mundo de atletas com menos de 20 anos;
Premiações da noite
Entre os principais prêmios da temporada destaca-se o prêmio de Atleta da Temporada vencido por Zion Bethonico em uma disputa acirrada com Cristian Ribera e Aline Rocha. Zion foi o grande premiado da noite, tendo vencido a categoria de Atleta da Temporada e Atleta do Ano, além de receber uma homenagem especial pelo resultado alcançado nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Os atletas que realizaram feitos inédito para o país receberam homenagens especiais, foram eles: Zion Bethonico, Cristian Ribera, Aline Rocha, Augustinho Teixeira, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos e Elena Souza.
A Cerimônia marcou também a homenagem de parceiros e patrocinadores que apoiaram incansavelmente os esportes de neve ao longo da temporada como o Comitê Olímpico do Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro, o ex-presidente da CBDN Sr. Stefano Arnhold, a Chocolates De Mendes, a Ski Brasil, o NAR – Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo, Castro Barros Advogados, Club Med, Snowland, Instituto, e a Profa. Dra. Mey Van Munster.
Foram premiados ainda todos os campeões brasileiros, os campeões do Brazil Challenge Week 2024 e os Campeões do Circuito Brasileiro de Rollerski, além dos atletas do ano, destaques do ano e revelações do ano.
Veja todas as premiações na Revista da Cerimônia
Leia mais:
CBDN realiza a Cerimônia de Encerramento da temporada 2022/23