Pódio do Snowboard Cross. Foto: Marina Ziehe/COB

O Brasil fez história nos esportes de neve nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Gangwon!

“A campanha de 2024 foi histórica para o Brasil Na Neve. Foram diversos recordes batidos mostrando o aumento de quantidade e qualidade. Batemos o recorde de atletas, esportes, disciplinas e starts. É uma grande satisfação ver o planejamento estratégico iniciado em 2016 atingindo uma certa maturidade que se reflete nos resultados alcançados pelos programas e projetos incentivados pela CBDN.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO da CDBN e chefe de equipe dos esportes de neve em Gangwon 2024.

“É importante destacar o quanto o ecossistema todo evoluiu liderado pelo fantástico trabalho feito Comitê Olímpico do Brasil, um planejamento estratégico sério e de longo prazo da CBDN alinhado ao do COB, e claro, a dedicação e empenho dos atletas e oficiais que entram no field of play.” completa o gestor.

Na 4ª edição do YOG, vários recordes foram quebrados e marcas importantes para o esporte de neve brasileiro foram estabelecidas. Confira:

  • Maior delegação de neve da história com 8 atletas (2012 – 2 atletas, 2016 – 2 atletas, 2020 – 5 atletas, 2024 – 8 atletas);
  • Recorde de esportes classificados com 4 – Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country e Biathlon;
  • Retorno do Ski Alpino masculino (última participação em 2016) e feminino (última participação em 2012);
  • 1ª vez que o Brasil se classifica para duas disciplinas de Snowboard (Cross e Halfpipe);
  • Equipe de 4 atletas no Ski Cross Country pela 2ª edição consecutiva;
  • 2ª classificação consecutiva para o Biathlon;
  • 1ª participação da história do Brasil no Revezamento Misto de Ski Cross Country;
  • 1ª participação da história do Brasil no Snowboard Halfpipe;
  • Recorde de starts do Brasil com 17.

Além disso, os resultados da delegação brasileira também foram históricos. O principal deles foi a medalha de bronze de Zion Bethonico no Snowboard Cross, que foi a 1ª medalha da história do Brasil em eventos Olímpicos de Neve. Confira outros resultados expressivos do Brasil em Gangwon:

  • Melhor colocação feminina no Ski Cross Country Sprint com Julia Reis em 69ª;
  • Melhor colocação feminina no Ski Cross Country Distance com Julia Reis em 64ª;
  • Melhor colocação do Brasil em provas de Biathlon com a 89ª colocação de Mariana Silva;
  • 1ª participação da história do Brasil no Revezamento Misto de Ski Cross Country com Julia Reis, Mariana Silva, Gabriel Santos e Ian da Silva;
  • 1ª participação do Brasil no Snowboard Halfpipe com João Teixeira, terminando na 15ª colocação.

“A medalha do Zion Bethonico no SBX pode ter sido uma surpresa para muitos, mas com certeza não foi para aqueles envolvidos no projeto. O jovem atleta está dentro da curva de desenvolvimento para atletas de elite há diversos anos. Tem uma família que o apoia muito e um talento e dedicação que o colocaram na posição para brigar por uma medalha no YOG. Montamos toda uma logistica para ele poder desempenhar seu maximo na competição, e, felizmente, o resultado se concretizou.” disse Pedro.

“Vale destacar também diversas metas alcançadas nessa edição, como por exemplo, a classificação do Ski Alpino masculino e feminino, com o Arthur e Alice Padilha, que possuem um grande potencial no esporte.” completa.

“A manutenção de 4 vagas no Ski Cross Country que credenciou o Brasil como a maior delegação latino americana da modalidade, o que possibilitou o Brasil a largar pela primeira vez no revezamento misto. Além disso, a classificação do Biathlon pela segunda edição consecutiva e o ótimo desempenho do João Teixeira na primeira participação da história do Brasil em uma prova Olímpica de Halfpipe terminando na 15ª colocação.” analisa o gestor.

International Olympic Committee / Wander Roberto

Saiba mais sobre o Brasil em Gangwon