Pódio do Snowboard Cross. Foto: Marina Ziehe/COB

Neste sábado (20), Zion Bethonico conquistou uma medalha inédita para o Brasil no YOG! O atleta brasileiro conquistou a medalha de bronze na prova de Snowboard Cross dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon 2024.

Zion competindo em Gangwon. Foto: Marina Ziehe/COB

Na fase de classificação, Zion Bethonico participou de 5 baterias para avançar à fase seguinte. Na primeira descida, ele ficou na terceira posição, atrás de Mason Hamel (EUA) e Daisuke Muraoka (Japão), somando dois pontos. Na segunda, superou Anthony Shelly (Canadá), Martxelo Tous (Espanha) e Csanad Vilhelem (Romênia) para vencer a bateria e colocar mais quatro pontos na conta. Em seguida, mais quatro pontos ao superar Tommaso Costa (Itália) e Yebin Kim (Coreia do Sul). Na penúltima bateria, liderou novamente, superando Oliver Sebesta (Eslováquia), Yitak Joo (Coreia do Sul) e Moritz Murer (Áustria). Por fim, na quinta descida, ele venceu Olivier Gagne (Canadá) e Federico Casi (Itália).

Na somatória dos pontos, Zion foi o quinto melhor da fase de classificação, o que o colocou no grupo ao lado de Jonas Chollet (França), Kenta Kirchwehm (Alemanha) e Mason Hamel (Estados Unidos). E o brasileiro só foi superado pelo francês, avançando para a grande final. E na última bateria do dia, Zion decidiu fazer uma corrida segura, evitando sustos, e acabou na terceira colocação, atrás justamente de Chollet, que ficou com o ouro, e Anthony Shelly (Canadá).

A medalha conquistada por Zion Bethonico não apenas é a primeira da história do Brasil em esportes de neve no YOG, como também é a primeira entre todos países sul-americanos!

“Eu dedico a minha medalha ao meu irmão Noah, que foi o meu diferencial. Ele esteve comigo o tempo todo. Durante a competição, depois de todas as minhas descidas, ele subiu comigo na gôndola fazendo uma revisão do percurso, procurando me ajudar a melhorar a cada nova bateria. Eu queria um pouco mais, tive que enfrentar alguns obstáculos na final, mas estou muito satisfeito. Essa medalha é para ele que é quem sempre esteve mais próximo.” disse Zion sobre seu feito histórico.

O medalhista Zion Bethonico ao lado de seu pai Rangel e seu irmão Zion Bethonico. Foto: Marina Ziehe/COB

Saiba mais sobre o Brasil em Gangwon