Entre os dias 08 e 11 de junho, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve organizou a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023 no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP).
O primeiro dia foi de chegada e treinamentos dos atletas. Em seguida, foram realizadas as provas de Mass Start em técnica clássica (09), Sprint (10) e Mass Start em técnica livre (11).
Além de marcar o início da temporada do Circuito Brasileiro de Rollerski, esta etapa contou com a ilustre presença de Jaqueline Mourão, a atleta mais olímpica do Brasil. Essa foi a primeira vez que Jaqueline competiu oficialmente no país.
Primeiro dia – Mass Start C
A prova masculina de Mass Start em técnica clássica foi vencida por Victor Santos em uma disputa muito acirrada com Claudio Gustavo Oliveira e Martín Flores (CHI).
Victor Santos terminou a prova em 25min09s6, conquistando 130,08 pontos FIS. Claudio Gustavo Oliveira foi segundo colocado com um tempo de 25min10s2. Fechando o pódio, o chileno Martín Flores terminou a prova em 25min10s8.
No recorte sub-20 da prova, Claudio Gustavo foi o vencedor, com Anderson Xavier em segundo e Wilbert Rodrigues em terceiro.
Em seguida, foi realizada a prova feminina de Mass Star em técnica clássica. A vencedora da prova foi Jaqueline Mourão. A atleta mais olímpica do Brasil terminou a prova em 14min18s4, conquistando 147,55 pontos FIS. Mirlene Picin terminou a prova na segunda colocação com um tempo de 14min19s3. Fechando o pódio, Eduarda Ribera foi a terceira colocada com um tempo de 14min54s7.
Entre as atletas sub-20, Eduarda Ribera foi a melhor colocada, com Natasha Duarte em segundo e Julia Reis em terceiro.
Segundo dia – Sprint
No segundo dia, foram disputadas as provas de Sprint clássico da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023.
Na prova classificatória masculina, Claudio Gustavo Oliveira foi o dono do melhor tempo (03min12s49). Juntamente a ele, mais 11 atletas avançaram para as baterias semifinais.
Na primeira bateria semifinal, Guilherme Pereira Santos avançou com o melhor tempo (03min27s94). Claudio Gustavo Oliveira e Anderson Xavier também avançaram para a final.
Por outro lado, na segunda bateria semifinal, Martin Flores fez o melhor tempo (03min25s72) e avançou juntamente a Victor Santos e Brayan Henrique.
Na final, Victor Santos venceu a prova em mais uma disputa acirrada. Ele completou o percurso em 3min21s60, enquanto Claudio Gustavo, segundo colocado, terminou a prova em 3min21s70. Fechando o pódio, Martin Flores ficou em terceiro com um tempo de 3min21s80.
Entre os atletas sub-20, Claudio Gustavo ficou em primeiro, Brayan Henrique em segundo e Wilbert Rodrigues fechou o pódio na terceira colocação.
A prova classificatória feminina foi vencida por Gabriela Neres com um tempo de 03min56s67. Mais 5 atletas se classificaram para a final, incluindo Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão, segundo e terceiro melhores tempos da prova de classificação respectivamente.
Com um grande desempenho, Eduarda Ribera venceu a final do Sprint com um tempo de 3min50s48. Jaqueline Mourão foi a segunda colocada com 03min51s80, e Gabriela Neres terminou na terceira posição com um tempo de 03min52s77.
No recorte sub-20 da prova, Eduarda Ribera ficou com o melhor tempo, com Natasha Duarte em terceiro e Julia Reis em terceiro.
Terceiro dia – Mass Start F
Por último, no domingo (11) foram realizadas as provas de Mass Start em técnica livre.
No masculino, Claudio Gustavo Oliveira fez uma ótima prova e venceu com um tempo de 24min00s3. A menos de um segundo do campeão (24min01s1), Martin Flores terminou a prova na segunda colocação. Victor Santos fechou o pódio em terceiro.
Da mesma forma com que venceu a prova absoluta, Claudio Gustavo liderou os atletas com menos de 20 anos, com Anderson Xavier em segundo e Brayan Henrique em terceiro.
Na prova feminina, Jaqueline Mourão (12min58s0) repetiu o bom desempenho do primeiro dia e venceu o Mass Start em técnica livre. Em segundo lugar ficou Mirlene Picin, terminando a prova em 13min12s1, e o terceiro lugar foi para Eduarda Ribera (13min18s6).
Em virtude de seu terceiro lugar no absoluto, Eduarda Ribera foi a melhor sub-20 da prova, com Julia Reis em segundo e Mayara Silva em terceiro.
Confira todos os resultados na íntegra
Agora, o Circuito Brasileiro de Rollerski 2023 volta em julho, com a realização de sua segunda etapa entre os dias 06 e 09 de julho.
Leia também:
CBDN realiza a Cerimônia de Encerramento da temporada 2022/23
CBDN participa do Festival Paralímpico 2023 em Ribeirão Preto