Direto do projeto social Ski na Rua, Rhaick Bomfim é um dos nomes que integrará a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em janeiro em Lausanne (Suíça).
O atleta, 17 anos, é um dos principais nomes da nova geração do esporte de neve nacional e, não à toa, destacou-se na última temporada de competições.
Agora, Bomfim segue em preparação intensa para o seu próximo e maior desafio, os Jogos da Juventude. Ele, junto aos outros integrantes da equipe brasileira, está em treinamento em Livigno, na Itália.
“Os treinos pré YOG estão indo muito bem aqui e estou estou ansioso para chegar em Lausanne”, conta. Ele completa que “treinar com os amigos por aqui é muito gratificante. Mesmo quando não estou no meu melhor dia, eles fazem tudo ficar melhor”.
Trajetória no esporte
Rhaick Bomfim teve seu primeiro contato com o esporte de neve graças ao projeto social Ski na Rua. Morador da São Remo – comunidade em São Paulo onde o projeto atua -, ele foi convidado pelos amigos para conhecer o rollerski.
“Eu tinha apenas 11 anos e os moleques me chamaram para conhecer o esporte. Achava que era parecido com o patins, mas não era nada disso”, relembra.
O atleta, que hoje se destaca no ranking nacional e em provas sulamericanas, conta de como era difícil, no início, se adaptar ao novo esporte.
“Minha mãe perguntava dos treinos e eu falava que era muito legal, mesmo todo ralado de tanto que eu caía. Acho que cada tombo que eu tomava ficava de aprendizado”, conta.
A partir dos treinos proporcionados pelo Ski na Rua, além de evoluir no seu desempenho e habilidades sobre o ski, o esporte também ajudou Rhaick a melhorar em outros aspectos.
“Eu não ia bem na escola… Depois de um mês, mudei da água pro vinho. As professoras começaram a falar bem de mim, minha mãe chegava feliz das reuniões de pais. Tudo isso é muito gratificante para mim”, reflete.