Noah e Zion participam do Campeonato Mundial Júnior na Suíça, com resultados históricos

O Campeonato Mundial Jr. de Snowboard Cross foi realizado no dia 31 de março em Veysonnaz (Suíça).

A competição, no masculino, contou com a presença de 60 atletas vindos de 17 países diferentes. O Brasil foi representado pelos irmãos Noah e Zion Bethonico, que participaram recentemente da North American Cup, realizada no Colorado (Estados Unidos).

Essa é a primeira participação de Zion no Campeonato Mundial Jr. da modalidade. Já Noah, havia conquistado o melhor resultado do Brasil na edição da temporada passada, com a 12ª colocação na classificação geral no evento realizado no dia 23 de março de 2021 na Rússia.

Noah Bethonico chega às quartas-de-final no Mundial Jr. e conquista Top 10 inédito

As provas do Mundial Jr. foram disputadas utilizando o formato de seeding run, onde os atletas são colocados em heats de acordo com ranqueamento prévio. Cada bateria contava com quatro atletas e somente os dois primeiros colocados de cada bateria avançaria à fase seguinte da competição.

Zion Bethonico terminou a fase qualificatória na quarta colocação em seu heat, finalizando sua primeira participação em Mundiais Jr. na 49ª colocação da classificação geral da competição.

Noah Bethonico conquistou a 2ª colocação seu heat de classificação e avançou para a fase final com outros 31 atletas, totalizando 32 atletas nas finais.

Nas oitavas-de-finais, Noah disputou a prova com o alemão Leon Ulbricht, o francês Julien Tomas e o ucraniano Ivan Malovannyi. Com uma grande performance, Noah venceu sua bateria e avançou às quartas-de-finais, junto com alemão Leon Ulbricht que finalizou em segundo lugar na bateria.

Na bateria das quartas-de-finais, Noah competiu novamente com Leon Ulbricht, o também alemão Niels Conradt e o espanhol Antoni Toledo, a bateria de quartas-de-final de mais alto nível técnico.

Noah fez ótima prova e finalizou a bateria na terceira colocação, com os alemães Leon Ulbricht em primeiro e Niels Conradt em segundo. Leon e Niels seguiram avançando até a Big Final e conquistaram o ouro e o bronze no evento.

Com o resultado, Noah terminou o Campeonato Mundial Jr. na 9ª colocação da classificação geral. O resultado de Noah é inédito na história do Brasil em Mundiais Jr. de Snowboard Cross, superando a 12ª colocação do próprio atleta conquistada na edição passada do evento.

Além disso, o Top 10 de Noah é o terceiro conquistado por atletas brasileiros em competições de Mundiais Jr. Os outros dois resultados Top 10 foram conquistados por Sebastian Bowler, no Mundial Jr. de Freeski em Leysin (Suíça).

“O cara que venceu o Júnior Worlds (Leon Ulbricht) passou comigo uma antes das quartas e eu fiquei em primeiro e ele em segundo. E nas quartas estávamos eu e ele na frente, e acabei me distraindo e fazendo uma linha errada, que na hora sob pressão eu não percebi que foi a escolha errada.” comentou Noah.

“Aprendi demais esse ano e com certeza ano que vem vou trazer um troféu pra casa”, complementou o jovem atleta confiante após o bom resultado conquistado.

O campeão do Mundial Jr. foi Leon Ulbricht, que havia disputado com Noah as quartas-de-finais. O pódio da competição foi completado pelo italiano Niccolo Colturi (prata) e Niels Conradt (bronze), que também estava nas quartas-de-finais com Noah.

“O resultado mostra o quanto o Noah evoluiu durante essa temporada. Ele pegou a bateria mais forte nas quartas, tanto que os dois atletas que passaram estiveram no pódio, e ele mostrou que consegue andar no mesmo nível. Muito bom resultado e evolução. Da mesma forma, foi ótimo ver o Zion competindo no Mundial Júnior. Ele era o segundo atleta mais novo do field e fez a pista em ótimo nível, uma ótima experiência para ele e mostra o potencial do atleta para o futuro”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.