A primeira etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross da temporada aconteceu entre os dias 22 e 24 de janeiro, em Valmalenco (Itália). A competição marcou a estreia de Noah Bethonico em provas de Copa do Mundo, além de ser a primeira participação de um atleta brasileiro em Copas do Mundo de Snowboard Cross desde Isabel Clark em sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2018.

Em sua estreia, Noah realizou ótimas provas e se mostrou bastante competitivo no mais alto nível do esporte, mesmo sendo o atleta mais novo entre todos os competidores.

A etapa da Copa do Mundo em Valmalenco contou com duas provas, disputadas em formatos diferentes. No primeiro dia da competição seguiu o modelo “tradicional”, os 67 atletas fizeram descidas classificatórias (tomadas de tempo) e os 32 melhores se classificaram para a final que foi realizada no segundo dia, fechando a primeira prova. Já no dia 24/01, a classificação também foi disputada em baterias que prosseguiram até a grande bateria final.

No primeiro dia da competição, Noah ficou apenas 1,2 segundos de se classificar para a final. Com a marca de 51s03, o atleta brasileiro finalizou na 53° posição, ficando a 0,14s (e apenas uma posição) atrás do argentino Steven Williams (ARG), único atleta homem sulamericano que já competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno na modalidade.

Na segunda prova, Noah chegou até os 16 avos-de-final na disputa de baterias eliminatórias. Após vencer sua primeira bateria disputada contra o francês Guillaume Herpin, o italiano Niccolo Colturi e o britânico Brandon Cain, o brasileiro enfrentou uma bateria de altíssimo nível técnico.

Na disputa com o brasileiro estavam Lorenzo Sommariva (ITA), Leo Le Ble Jaques (FRA) e Regino Hernandez (ESP). Em uma disputa acirrada, Regino e Noah acabaram na terceira e quarta colocação da bateria e não avançaram. Para se ter uma ideia do nível da prova, Regino Hernandez é medalhista Olímpico, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e foi Campeão Mundial júnior. O italiano Lorenzo Sommariva, seguiu até a semi final e terminou em 7º na classificação geral da competição, e o francês Leo le Ble Jaques, finalizou a prova em 9º.

“Para ser sincero, eu não competi no meu melhor, mas se eu tivesse realmente uma descida no meu 100% eu acredito que teria qualificado. Eu estou feliz no geral, amei a experiência e estou esperando muito mais competições como essa”, comentou Noah.

Noah foi muito elogiado durante a etapa por sua estreia na Copa do Mundo, e seu treinador Ross Hindman se mostrou satisfeito com o desempenho do atleta e acredita que ele tem um imenso potencial para evoluir e ser competitivo no mais alto nível. Agora, o jovem atleta se prepara para outro feito inédito, em Idre Fjall, na Suécia, para fazer sua primeira participação no Campeonato Mundial de Snowboard.