O inverno está na reta final aqui na América do Sul, mas a temporada austral dos esportes na neve ainda está a mil. Nos próximos dias, ocorrem os campeonatos brasileiros de esportes na neve, nas seguintes modalidades: Snowboard, Ski Alpino e Cross Country. As competições são de 01 a 12 de setembro no Chile e na Argentina.

Campeonatos Brasileiros 2018

No caso do Ski Alpino, a decisão dos melhores atletas do país ocorre neste final de semana em El Colorado e La Parva, na região metropolitana de Santiago, no Chile, de 01 e 02 de setembro. A principal atleta brasileira na competição é Isabella Springer.

O Campeonato Brasileiro de Cross Country, por sua vez, acontece em dois cenários distintos. A competição feminina e a júnior ocorrem de 02 a 04 de setembro, em Termas de Chillan, no Chile. Já o masculino será de 09 a 11 do mesmo mês, realizado em Bariloche, no Cerro Catedral Alta Patagônia, na Argentina.

Todas as provas valerão também para o ranking internacional da FIS – Federação Internacional de Ski. Vale ressaltar que, apesar das competições valerem como o campeonato brasileiro das modalidades, atletas de qualquer país podem participar.

24º Campeonato Brasileiro de Snowboard 

O destaque da semana da pátria vai para o 24º Campeonato Brasileiro de Snowboard, que ocorre de 03 a 12 de setembro em Corralco, no Chile. Assim como nas outras modalidades, haverá provas que contarão pontos no ranking internacional.

Porém, no snowboard há um diferencial: parte das provas serão abertas. Ou seja, qualquer atleta amador brasileiro poderá competir. E as inscrições ainda estão abertas!

1ª Clínica de Snowboard Brasileira

A novidade desta edição é a 1ª Clínica de Snowboard, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve, que ocorrerá de 31 de agosto a 02 de setembro também em Corralco.

Para entrar no clima da modalidade, os participantes contarão com treinos e dicas exclusivas da atleta olímpica e maior snowboarder do América Latina: Isabel Clark. Junto a ela, o treinador Olímpico Iván Fuenzalida e o duas vezes campeão Brasileiro de SBX, Lucas Rezende, também ministram a clínica.

Snowboard Big Air

Além das provas abertas, o Campeonato Brasileiro de Snowboard contará com a disciplina de Big Air valendo pontos no ranking internacional da FIS.

O Big Air é uma das disciplinas do snowboard que mais exige habilidade técnica e coragem dos atletas. Descendo em linha reta, de uma altura de mais de 10 metros do chão, os competidores alcançam mais de 60km/h e realizam um salto de, no mínimo, 15 metros.

Uma das disciplinas de maior audiência do X Games, ela foi recém incluída entre as modalidades olímpicas de inverno. Sua primeira aparição nos Jogos foi em fevereiro deste ano, na Coréia do Sul.

Assim como no caso do Surfe e do Skate nos Jogos Olímpicos de Verão em 2020, a inclusão do Snowboard Big Air neste ano faz parte de um movimento de rejuvenescimento do evento, que ocorre desde 1998, com a inclusão do Snowboard, seguido pelo Slopestyle em 2014.

Programação do campeonato

30/08 » Chegadas Snowboard Open
31/08 a 02/09 » Clínica de Snowboard com Isabel Clark e Iván Fuenzalida
03/09 » Chegada Campeonato Open
04/09 » GS Open
05/09 » Treinamento Big Air
06/09 » Big Air
07/09 » Treinamento SBX Open
08/09 » SBX Open
09/09 » Saídas Snowboard Open e Chegadas Snowboard Fis
10/09 » Treinamento Big Air FIS
11/09 » Big Air FIS
12/09 » Saídas FIS