Passados os Jogos de PyeongChang 2018, o Snowboard brasileiro se renova e uma prova disso recai sobre a boa estreia oficial de Noah Bethonico. Com apenas 14 anos, o atleta alcançou no último dia 11, logo em sua primeira prova válida para a Federação Internacional de Ski (FIS), a final de prova da Copa Sul-Americana de Snowboard Cross. Com o resultado, também se tornou o campeão brasileiro da disciplina.

Antes uma promessa com participações em edições do tradicional Campeonato Brasileiro de Snowboard Open, que chega a sua 24ª edição este ano, o jovem atleta mostrou que pode ser uma realidade na pista de La Parva ao competir na primeira etapa da Copa Sul-Americana. Ao lado de atletas do porte de Steven Williams, que inclusive esteve nos Jogos de PyeongChang 2018, Noah Bethonico conquistou a quarta posição ao disputar a bateria final. No dia seguinte, ele obteve o quinto lugar.

Com 80 pontos FIS na primeira corrida, o que caracteriza a melhor estreia de um brasileiro em provas de Snowboard Cross na história, e 72 na segunda, Bethonico registrou um resultado que o credenciaria para um possível disputa de etapa do circuito da Copa do Mundo de Snowboard. Para a Federação Internacional de Ski, o mínimo para que um atleta participe equivale a 50 pontos FIS no Snowboard Cross.

“Tive uma sensação muito boa e fiquei bem feliz. Como compito desde menor, eu já estou um pouco adaptado a esse ambiente de competição. Desde que cheguei ao Chile, treinei com o Lucas, o atual campeão brasileiro. Foi minha primeira competição séria, FIS, e ficar em quarto foi ótimo, inclusive contra atletas que foram para jogos olímpicos. Quero continuar a evoluir e representar meu país”, contou Noah Bethonico.

Bicampeão brasileiro de Snowboard Slopestyle, Gabriel Irlandini exalta evolução

Dias antes de Noah se sagrar campeão brasileiro de Snowboard Cross outro atleta também representou o país em uma Copa Sul-Americana e faturou o título nacional de Snowboard Slopestyle. Gabriel Irlandini disputou duas provas da disciplina em La Parva, no Chile, nos últimos dias 04 e 05 de agosto. Frente a competidores de Argentina, Chile e Coréia do Sul, terminou a disputa sul-americana com a 17ª e 13ª posição geral no ranking.

O atleta de 19 anos comentou sobre seu desempenho: “Eu achei muito bom competir e representar o Brasil em La Parva. É uma sensação muito boa, ainda mais se você consegue fazer algo que você queria na pista. É uma experiência que vai se somando, foi o meu segundo ano de competição. Já estava mais acostumado com alguns saltos, que eram bem exigentes. Esse ano, mais confiante, eu melhorei minha performance. Foi muito importante competir com atletas que estão na neve durante o ano todo, tanto no hemisfério sul quanto no norte, inclusive atleta que esteve em PyeongChang durante os Jogos Olímpicos”.