Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, Idre Fjäll (Suécia) receberá o Campeonato Mundial de Snowboard. Sede constante de etapas da Copa do Mundo de Ski Cross Country e de Ski Cross, o resort sueco sediará pela primeira vez o Mundial de Snowboard Cross e Ski Cross.

A estreia de Idre Fjäll como sede do mundial também coincide com a estreia de Noah Bethonico na competição. O jovem atleta brasileiro é atualmente o grande nome do país na modalidade e, aos 17 anos, já acumula diversos feitos em sua recente carreira.

Noah é o primeiro brasileiro a participar dos Jogos Olímpicos da Juventude na sua modalidade (Snowboard Cross), e conquistou o melhor resultado já atingido por brasileiros nesta competição, com seu 11º lugar na prova disputada em 2020.

Durante a temporada 2019/20, Noah se consagrou como vice-líder do ranking latino americano júnior da sua modalidade.

E, recentemente, o atleta fez sua estreia na Copa do Mundo de Snowboard, conquistando resultados positivos em uma competição de altíssimo nível. Além disso, sua estreia foi a primeira participação de atletas brasileiros na competição desde Isabel Clark em sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2018.

“Noah despontou no Snowboard há muitos, e cada ano que passa ele cumpre uma importante etapa no desenvolvimento de um atleta de altíssimo nível. Foi assim nas provas que realizou nas categorias de base, estreia em provas FIS, classificação no YOG, estreia na Copa do Mundo e agora Campeonato Mundial. Ele tem muito potencial, e temos certeza que pode continuar nessa trilha para chegar ao topo por todo apoio que possui de sua família, que desde o início, não apenas investe na carreira, mas se organizou para que ele pudesse sempre ter os mesmo estímulos esportivos que os outros atletas de ponta” comenta Pedro Cavazzoni, superintendente da CBDN.

Noah está na Europa treinando e competindo com o ISTC – International Snowboard Training Center, liderado pelo treinador Norte Americano Ross Hindman, e ao evento embalado por excelentes resultados na Copa Europa e competição FIS Júnior realizada em Isola 2000 (França) nos dias 28 a 31/01.

“Minha preparação está sendo ótima, tenho treinado, malhado e feito muitos exercícios mentais e físicos e me sinto 100% preparado para a competição”, comentou Noah sobre sua preparação. “Acho que o mundial será bom demais, estou com grandes expectativas”, concluiu.

O cronograma da participação de Noah Bethonico no mundial será a seguinte:

  • 06/2 – Chegada em Idre Fjäll
  • 09/2 – Prova qualificatória
  • 11/2 – Prova final

Confira mais: