Noah e Zion competem na etapa de Cervinia da Copa do Mundo de SBX com o primeiro Top 30 de Noah no Circuito

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, Noah e Zion Bethonico disputaram mais uma etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross (SBX), dessa vez em Cervinia, na Itália. Ambos já haviam competido na primeira etapa da Copa do Mundo da temporada em Les Deux Alps, na França.

No dia 15 foi realizada a fase classificatória da primeira prova, com a tomada de tempo de todos os atletas, com Noah Bethonico terminando na 52ª posição e Zion Bethonico ficando no 57º lugar. Os brasileiros acabaram não se classificando para a fase final que aconteceria no dia 16 e seria vencida pelo medalhista olímpico Alessandro Hämmerle (AUT).

Já no dia 17, Noah e Zion Bethonico voltaram a competir. Desta vez, a classificatória foi disputada em formato eliminatório.

Zion Bethonico, atleta mais novo nesta etapa de Copa do Mundo, compartilhou bateria com Valerio Jud (SUI), que conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2020, Jake Vedder (EUA) e Paul Berg (ALE), ambos atletas olímpicos. Apesar de fazer uma boa prova, Zion acabou ficando na 4ª posição da bateria e não avançou às oitavas. No geral, o brasileiro ficou na 49ª colocação.

“Foi uma ótima experiência e treino para mim já que tiveram 2 corridas e na segunda corrida eu consegui participar de uma bateria com 3 dos melhores do mundo, e foi um ótimo treino!” comentou Zion Bethonico.

“No geral, foi um ótimo evento e uma experiência incrível vir para a Itália pela primeira vez, além de estar tão perto de uma das montanhas mais famosas do mundo, o Matterhorn, que está até no chocolate Toblerone.” completou o atleta.

Zion Bethonico na Copa do Mundo de SBX
Créditos: Luca Castro

Em uma bateria de alto nível, Noah Bethonico ficou na segunda posição desbancando o atleta olímpico Huw Nightingale (GBR) e conquistou a classificação para as finais, avançando junto com o Australiano Cameron Bolton.

Nas oitavas, Noah não conseguiu repetir o feito da fase anterior e acabou sendo eliminado. Sua bateria contou com Cameron Bolton (AUS), que participou de duas edições de Jogos Olímpicos de Inverno, e Omar Visinstin (ITA), medalhista de bronze em Beijing 2022.

Com o resultado, Noah Bethonico ficou na 25ª colocação, seu primeiro Top 30 na Copa do Mundo de Snowboard Cross, que lhe rendeu 6 pontos no ranking do Circuito e 60 pontos FIS. A prova foi vencida por Loan Bozzolo (FRA), com Martin Nörl (ALE) e Kalle Koblet (SUI) fechando o pódio.

Confira os resultados na íntegra

Após competir na segunda etapa da Copa do Mundo de SBX em Cervinia, na Itália, os irmãos Bethonico competiriam na etapa de Montafon, na Austria, que acabou cancelada devido à falta de neve. Os jovens atletas retornam ao Brasil para uma curta pausa, e voltam no início de janeiro para o Canadá para reiniciar os treinamentos e competições.

Irmãos Bethonico na Copa do Mundo de SBX
Créditos: Luca Castro