Crédito foto de capa: Lillehammer 2021/Gisle Johnsen

Após a estreia no Mundial de Lillehammer, que aconteceu no dia 13 de janeiro, Aline Rocha e Cristian Ribera voltaram às pistas de neve na Noruega nesta terça-feira, dia 18.

Os atletas brasileiros de Para Ski Cross Country disputaram as provas de Long Distance e conquistaram grandes resultados.

No feminino, Aline conquistou sua melhor pontuação em competições já realizadas e cravou um novo recorde brasileiro. Com o tempo de 48min47s9, Aline conquistou 26.24 pontos em sua performance e a 4ª colocação. Além disso, Aline ficou apenas 30 segundos atrás da bielorussa Valiantsina Shyts, que finalizou no 3º lugar.

“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Me senti muito bem durante a prova fisicamente. Consegui manter um bom ritmo em todas as voltas. O esqui também foi uma boa escolha entre os dois que o Federico escolheu. A pista estava muito rápida também”, comemorou Aline.

No masculino, Cristian Ribera fez novamente uma excelente prova na competição. Com o tempo de 50min49s5, o brasileiro conquistou a 6ª colocação e ficou apenas 20 segundos do pódio.

Apesar do resultado, Cristian demonstra que busca melhorar ainda mais: “gostei muito da prova de hoje, o clima estava bom, a neve estava rápida, os skis mais ainda e hoje consegui controlar melhor meu ritmo. Então, estou feliz, foi um bom resultado, mas ainda não estou satisfeito”, comentou Cristian.

Os treinadores Fernando Orso e Leandro Ribela, que estão acompanhando Aline e Cristian durante o Mundial, também falaram a respeito dos resultados já conquistados pelos atletas.

“Cristian e Aline fizeram uma excelente prova de Long Distance, muito bem controlada e bastante concentrados o tempo todo”, comentou Leandro Ribela, coordenador técnico da equipe de Ski Cross Country.

O treinador destacou positivamente os resultados conquistados pelos brasileiros: “A quarta colocação da Aline com sua melhor marca pessoal e a sexta colocação do Cristian a 20 segundos do pódio, mostram que ambos estão preparados para disputar colocações com os melhores do mundo”.

É importante ressaltar que os resultados no Mundial são importantíssimos por fazerem parte da preparação dos atletas para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022. Aline e Cristian fazem parte da delegação brasileira convocada para disputar a competição.

“Ainda temos mais uma prova aqui no Mundial, desta vez de Sprint, para avaliar a performance deles e fazer os ajustes necessários na preparação final para Beijing, mas os resultados alcançados nas duas últimas provas são muito animadores e indicam que estamos no caminho certo”, completou o Leandro.

“Hoje conseguimos um resultado fantástico e a crescente, em relação aos últimos eventos, sugere que estamos no caminho certo para os Jogos Paralímpicos de Beijing 2022”, acrescentou o treinador Fernando Orso.

Aline Rocha e Cristian Ribera voltam às pistas no Mundial de Lillehammer no dia 22 de janeiro para disputar a prova de Sprint.