O COB – Comitê Olímpico do Brasil anunciou no dia 4 de dezembro que Anders Pettersson, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve chefiará a Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing (China). O anúncio ocorreu exatamente dois meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

“O COB entende que os esportes de inverno, tanto de neve quanto de gelo, são muito específicos, de alto complexidade e não temos muitas pessoas no Brasil com a capacidade de exercer a função como o Anders. Indicamos por mérito e competência”, disse o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, durante o anúncio.

Presidente da CBDN desde 2018, e recém eleito ao Conselho de Administração do COB em 2020, Anders possui histórico extenso na gestão do esporte e, também, na prática esportiva de neve.

“Eu recebi a indicação com muita honra, felicidade, satisfação e vontade de entregar os resultados esperados pelo COB. A prioridade é cuidar bem dos atletas, dar as condições para que eles desenvolvam suas atividades com segurança, priorizando sempre a saúde. Dentro disse, evoluir nos resultados esportivos nos Jogos que começam daqui a dois meses”, comentou Anders.

Os Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing estão previstos para acontecer entre os dias 4 e 20 de fevereiro, e será a nona participação brasileira na competição.

A edição poderá marcada por uma participação histórica do Brasil buscando o recorde de starts, provas, recordes brasileiros em Jogos, além de diversas outras marcas. Já são 4 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos e 6 para os Jogos Paralímpicos.

Até 16 de janeiro, diversos brasileiros seguem uma rotina intensa de competições na neve buscando a classificação para os Jogos no Ski Alpino, Snowboard, Ski Freestyle, Freeski e Ski Cross Country.

“Os Jogos de Inverno são muito específicos e poucos brasileiros estão preparados para chefiar uma missão no inverno devido à essas particularidades, e com certeza, o Anders é uma delas. A participação dele contribuirá de forma importante para o desempenho dos atletas brasileiros.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Visite o site do COB para informações sobre a participação brasileira