A Terceira Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski se aproxima e, como parte da competição, haverá a Vivência Aberta de Rollerski. Organizada pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, ela ocorre no Parque Ecoesportivo Dahma (São Carlos), no dia 12 de outubro a partir das 14h. As inscrições são gratuitas, abertas ao público geral e podem ser realizadas aqui!

Para quem não sabe, o Rollerski é o “ski com rodinhas” e simula o Ski Cross Country no asfalto. Em fase de desenvolvimento no Brasil, a modalidade é promovida pela CBDN e apresenta diferentes benefícios a seus praticantes. Confira!

Cinco benefícios do Rollerski

1. Trabalho completo: alta ativação de membros inferioes e superiores

 

Deixa a gente explicar: para nos movimentarmos no rollerski, é preciso usar não apenas as pernas, mas também as partes superiores (os braços), que são essenciais para a realização do deslocamento. Ou seja, praticar o Rollerski trabalha os membros inferiores (como na corrida, por exemplo) e os membros superiores (como no remo), sendo uma modalidade bastante completa.

2. Aumento da capacidade aeróbia, sem ter impacto!

 

Diferente da corrida, o Rollerski apresenta quase nada (ou nada) de impacto. Dessa forma, é possível aumentar o volume da prática e trabalhar, ainda mais, sua capacidade aeróbia, sem passar, tão facilmente, pela sensação de fadiga.

3. Trabalho abdominal

Os músculos de sustentação, que chamamos de Core, são muito bem trabalhados por quem pratica o Rollerski. Isso porque, para realizarmos o deslocamento sobre as rodinhas, precisamos de ainda mais consciência corporal para evitar lesões, trabalhando, portanto, a musculatura da faixa abdominal.

4. Equilíbrio

Não é fácil se manter sobre rodinhas sem ter equilíbrio, não é mesmo? A instabilidade do rollerski exige um trabalho neuromuscular e coordenativo, pois exige alta percepeção corporal. A prática nos faz desenvolver a propiocepção principalmente das articulações usadas para o deslocamento, como tornozelos e joelhos. 

5. Alto gasto calórico e melhorias cardiovasculares

Já não bastasse todos os benefícios citados, a gente veio reforçar que o Rollerski também gasta muitas calorias! Por ser uma atividade física que ativa diferentes grupos musculares, o gasto calórico é maior comparado a outras modalidades. Além de emagrecer, quem pratica o Rollerski também garante melhorias cadiovasculares e respiratórias significativas.