Lucas Pinheiro Braathen competirá pela primeira vez representando o Brasil no próximo domingo (27), na primeira etapa da Copa do Mundo de Ski Alpino em Sölden, na Áustria. Sua reestreia está marcada para às 6h da manhã no horário de Brasília.
Nascido na Noruega, mas filho de mão brasileira, Lucas não apenas fala português como também tem muito orgulho de suas raízes no país. Além disso, ele se consagrou como um dos grandes nomes do Ski Alpino Mundial em competições como a Copa do Mundo de Ski Alpino da FIS – Federação Internacional de Ski.
Lucas Pinheiro Braathen na Copa do Mundo de Ski Alpino 2024/25
Finalmente agora representando o Brasil, Lucas Pinheiro Braathen fará sua reestreia em Copa do Mundo no domingo (27), disputando a prova de Giant Slalom (GS). Sua primeira descida será por volta das 6:00. Em seguida, a segunda descida será por volta das 9:00. O canal do Time Brasil no YouTube transmitirá a prova de Lucas.
O Ski Alpino é uma modalidade em que os competidores descem a pista realizando passagens obrigatórias entre as marcações, que são chamadas de portas, e que sinalizam uma mudança de direção. Ademais, o Ski Alpino conta com quatro disciplinas: Giant Slalom (GS), Slalom (SL), Super G (SG) e Downhill (DH). As duas primeiras são consideradas provas mais técnicas, enquanto as outras duas são consideradas provas de velocidade.
Lucas Pinheiro Braathen, por exemplo, é um especialista nas provas mais técnicas. Desde sua estreia em Copa do Mundo em 2019, ele conquistou ótimos resultados nas disciplinas de Slalom e Giant Slalom. Desde então, o atleta conquistou 5 vitórias e 12 pódios em 5 temporadas competindo.
Na temporada 2022/23, sua última competindo pela Noruega, Lucas foi o 1° lugar geral no Slalom e o 7° no Giant Slalom na Copa do Mundo, ficando com um 4° lugar geral.
A Copa do Mundo de Ski Alpino é uma competição com diversas etapas, durando a temporada inteira. Na temporada 2024/25, o campeonato começa em Sölden, na Áustria, agora em outubro de 2024 e tem previsão de término em março de 2025, em Sun Valley, nos EUA.
Depois de vencer a disciplina Slalom em 2023, Lucas Pinheiro Braathen volta ao circuito internacional após um ano de ausência. Competindo pelo Brasil, o atleta declarou que “não voltei para o esporte para não ser o melhor”, demonstrando sua vontade de colocar seu país no topo do mundo.
Leia também:
Anders Pettersson participa da 17ª Assembleia da ISMF
4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski: veja como foi!