Credito foto: Media: True Color Films / Eric Scaggiante

O esqui brasileiro ganha um reforço de peso para próxima temporada, Lucas Pinheiro Braathen, decide competir pelo Brasil e promete um novo tempo para os esportes de Inverno no Brasil “Chegou o momento certo, é para ser agora.”

Lucas Pinheiro Braathen, esquiador de 23, resolveu se filiar a CBDN, após competir 4 anos pela Federação Norueguesa de Ski. Depois de passar uma temporada sabática para decidir o que fazer em seu futuro, Braathen tomou a decisão de competir pelo seu país de origem, e demonstra muita empolgação: “Eu sempre senti uma conexão muito profunda com as raízes brasileiras e ter a oportunidade de representar meu país no esqui é um sonho que se tornou realidade.”

Braathen se juntará à CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e será o primeiro esquiador brasileiro vencedor da Copa do Mundo de Esqui a competir pela Brasil. Lucas venceu o Crystal Globe de Slalom na temporada 2022/2023 depois de subir no pódio 6 vezes em 9 provas disputadas, incluindo 2 vitórias. No total, Lucas tem 12 medalhas na Copa do Mundo, sendo 8 de Slalom e 4 de Giant Slalom.

O CEO da CBDN, Pedro Cavazzoni, diz que o Brasil vem evoluindo cada dia mais nos esportes de neve, e que a presença de Lucas vai mudar o rumo do esporte no país. “O Brasil vem mostrando bons resultados nos esportes de inverno nos últimos anos, Aline Rocha foi campeã mundial de Ski Cross Country e o Zion Bethonico trouxe uma medalha inédita para o Brasil e para a América do Sul nos jogos da Juventude (2024). Dentro do brasil, um país de verão, esses resultados são impressionantes, e agora com o Lucas, isso só tem a crescer. “Lucas tem o potencial de construir um grande legado para os esportes de neve no Brasil. Eu acredito que combinação do seu carisma junto com a performance no esqui, vai permitir que ele alcance muitas pessoas espalhadas pelo Brasil.”

Carisma é algo que Pinheiro não esconde. Diferente do tradicional estereótipo dos esquiadores, o brasileiro gosta de ter seu estilo próprio. Além de pintar as unhas, nas horas vagas, Braathen é DJ, modelo, e apreciador de samba e bossa nova. Ele diz que, seu maior objetivo é transcender o esporte mostrando seu jeito único de viver a vida. “Eu quero criar um espaço de maior aceitação e diversidade diante do conservadorismo que existe no mundo dos esportes. Meu desejo é mostrar que não importa quem você seja ou de onde você veio, seus objetivos podem ser alcançados mesmo assim.” O campeão da Copa do Mundo, ainda ressaltou que não existe nenhum lugar no mundo igual ao Brasil “Essa atmosfera do Brasil não existe igual em nenhum lugar do mundo, e é essa atmosfera que eu quero trazer para os esportes na neve.”

O Presidente da CBDN, Anders Petterson, disse que ficou muito animado quando soube do interesse de Lucas de competir pelo Brasil, e que essa mudança irá trazer mais popularidade e conhecimento para o esporte. “Estamos muito felizes de ter essa referência e inspiração como é o Lucas, competindo pelo Brasil. Com certeza a vinda dele vai trazer muita atenção não só pro esqui, mas para as outras modalidades de inverno em que o Brasil tem grandes atletas.”

Braathen reforça a importância de competir pelo mesmo país de grande parte de sua família e agradece a CBDN pela confiança em todo o processo “E um sentimento diferente quando estou com a minha família e amigos. E uma outra alegria e qualidade de vida. E um amor tão caloroso que a minha família não se importa se eu vou ganhar ou perder, eles vão continuar me amando. Eu tenho uma chance de representar todos os brasileiros em um novo esporte, ganhar os Jogos Olímpicos pelo meu país e mostrar que tudo é possível. Isso é o mais importante para mim. Eu agradeço muito a Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Foi o tempo certo. Vamos com tudo!

Após o anúncio de sua filiação ao Brasil, Lucas Pinheiro Braathen vai para a Nova Zelândia para dar continuidade ao treinamento do módulo Slalom e Slalom Gigante de esqui alpino e se preparar para a primeira etapa da Copa do Mundo de Esqui, em Solden, na Áustria, em Outubro de 2024.