A cidade de Portorož, onde foram realizadas as reuniões. Foto: Reprodução/FIS
Entre os dias 5 e 9 de maio Leandro Ribela esteve em Portoroz, na Eslovênia, para participar de reuniões na FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard. O Brasil foi também representado por Stefano Arnhold, presidente do Conselho Consultivo da CBDN.
“As reuniões técnicas da FIS são sempre importantes para acompanhar as mudanças de regras propostas, opinar e votar sobre temas relevantes ao desenvolvimento do esporte, estar atualizado às novas tendências do esporte e avaliar o impacto disso tudo no nosso plano esportivo e estratégico.” explica Leandro Ribela.
Além de Coordenador Técnico de Ski Cross Country e Biathlon da CBDN, Leandro Ribela também é membro dos Sub-comitês de Rollerski, Desenvolvimento e Para Nórdico na entidade máxima da modalidade.
“Como membro dos Sub-comitês de Rollerski, Desenvolvimento e Para Nórdico, pude participar ativamente das discussões, expressando nossa opinião sobre diversos temas e colaborando na análise, aprovação e elaboração de propostas que contribuem para o desenvolvimento do esporte como um todo.” completa o Coordenador.
Entre os temas mais relevantes estiveram a criação de uma penalidade máxima para as provas classificatórias do mundial de Cross Country olímpico, a inclusão de provas de Para Rollerski no ranking FIS Para Nórdico e também a aprovação dos critérios de classificação para os Jogos Paralímpicos de Inverno.
Além disso, os calendários da Copa do Mundo da temporada 24/25 foram apresentados, avançando no planejamento geral e orçamentário da temporada. Outro ponto de destaque é o Campeonato Mundial de Cross Country, a ser realizado em Trondhein, na Noruega, em março de 2025. Pela primeira vez serão integradas as provas de Cross Country Olímpico e Paralímpico no mesmo dia e na mesma pista, com transmissão ao vivo da TV Norueguesa e cerca de 30 mil expectadores por dia.
“Além das reuniões oficiais da FIS, participei de reuniões extras com federações de nações parceiras, onde discutimos áreas de colaboração. Destaque para acordo de cooperação de médio e longo prazo desenvolvido em conjunto com a Federação Norueguesa de Ski, que prevê a capacitação continuada dos nossos treinadores de Cross Country por formadores Noruegueses, agregando conhecimento ao nosso programa e à formação da nossa equipe técnica, com primeira ação prevista para Outubro de 2024.” completa Leandro Ribela sobre sua passagem em Portoroz.
Stefano por sua vez representa o Brasil em diversos Comitês incluindo o Comitê Executivo de Para Snow Sports, onde é vice presidente, e o Comitê de Snowboard, Freestyle e Freeski, mostrando a relevância e representatividade do Brasil junto à FIS.
Leia também:
CBDN inicia projeto de desenvolvimento de atletas mulheres
Dominic e Sebastian Bowler treinam em Mount Bachelor, Oregon