Em abril, a CBDN deu início ao projeto intitulado “Metodologia para desenvolvimento de atletas brasileiras mulheres de Biathlon e Ski Cross Country” potencializado pelo Programa de Desenvolvimento do Esporte feminino do COB – Comitê Olímpico do Brasil.

‌O projeto tem previsão de encerramento e entrega da Metodologia em outubro, e tem como objetivo elaborar uma metodologia para o desenvolvimento de atletas brasileiras mulheres de Ski Cross Country e Biathlon (CC-BT) criada por profissionais qualificadas(os) baseando-se em evidências científicas sobre treinamento esportivo, as modalidades e especificidades do treinamento de mulheres.

Dessa forma, o principal objetivo é criar uma metodologia específica para mulheres que respeite as particularidades física, fisiológicas, sociais e ambientais visando contribuir para o aumento da quantidade de atletas mulheres competindo em alto rendimento e potencializar os resultados das atletas brasileiras em competições nacionais e internacionais no longo prazo.

“Uma metodologia apropriada é de fundamental importância para garantir a maior eficiência no sistema aumentando o número de atletas, taxa e tempo de retenção das mulheres no esporte, e o resultado esportivo dessas atletas no cenário nacional e internacional.” explica Luíza Calaça, Gestora Cross Country e Biathlon da CBDN.

O projeto foi beneficiado pelo Edital PDEF (Programa de Desenvolvimento do Esporte feminino) 2024 do COB. O objetivo do projeto é “Incentivar, com suporte financeiro e estratégico, projetos relacionados à Mulher no Esporte que visem: Potencializar os resultados de atletas mulheres em competições nacionais e internacionais; Contribuir para o aumento da quantidade de atletas mulheres competindo em alto rendimento (jovens e adultas); Promover maior capacitação de profissionais que atuam no esporte feminino, tal como treinadoras e profissionais das equipes interdisciplinares; Incentivar iniciativas formativas voltadas ao desenvolvimento do esporte de mulheres como realização de cursos, workshops; seminários e mentorias; Proporcionar maior desenvolvimento para que mais mulheres possam assumir posições de liderança no esporte, incluindo posições técnicas e de gestão esportiva (Ex: chefes de equipe; coordenadoras técnicas; gestoras esportivas).”

Além disso, o projeto recebe ainda o suporte do Projeto Mentoria do Desenvolvimento Esportivo das Confederações Brasileiras (COB), uma iniciativa que visa dar suporte às Confederações no aprimoramento da gestão do Desenvolvimento Esportivo das modalidades.

O grupo de trabalho do projeto da CBDN de desenvolvimento de atletas mulheres conta com Camila Freitas e Mariana Gomes, como Pesquisadoras, Larissa Galatti e Taisa Belli, como Mentoras. Além disso, Luíza Calaça, como Gestora Cross Country e Biathlon da Confederação e Thatiana Freire, como Gestora da Área de Desenvolvimento do COB.

CDBN atletas mulheres
Reunião da equipe do projeto da CBDN “Metodologia para desenvolvimento de atletas brasileiras mulheres de Biathlon e Ski Cross Country”

Leia também:

Treinadores brasileiros participam de cursos da IBU na Áustria

Lucas Pinheiro visita as instalações do COB no Rio de Janeiro